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Marcas de argumentação em textos escritos por crianças
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Palavras-chave

Escrita
Argumentação
Ensino de português

Como Citar

RIOLFI, Claudia Rosa; COSTA, Renata de Oliveira. Marcas de argumentação em textos escritos por crianças. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 295–324, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646666. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646666. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo, cujo corpus é composto por cinqüenta e quatro manuscritos, versa a respeito dos recursos mobilizados por nove informantes entre sete e oito anos de idade para persuadir o interlocutor estabelecido por seu texto. Visou a investigar a possibilidade das crianças recém-alfabetizadas serem gradualmente melhor sucedidas na persuasão. Os informantes foram solicitados a escrever seis textos nos quais o uso de argumentos e de marcas lingüísticas da argumentação estava pressuposto. A análise mostrou que, após um ano, ocorreram algumas mudanças relevantes: a) Aumento na extensão; b) Substituição dos desenhos por palavras escritas; c) Maior uso de argumentos eficazes; d) Aumento gradual de marcas lingüísticas da argumentação; e) Uso pertinente de operadores argumentativos para organizar seus textos; e f) Ocorrência de subentendidos. Ficou evidenciado que a criança já consegue se aproveitar de estratégias lingüísticas para persuadir os interlocutores estabelecidos por seus textos.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646666
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Referências

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