Banner Portal
Raciocínio combinatório em problemas escolares de produto cartesiano
PDF

Palavras-chave

Construção do raciocínio combinatório
Problemas multiplicativos de produto cartesiano
Matemática no ensino fundamental

Como Citar

MORO, Maria Lúcia Faria; SOARES, Maria Teresa Carneiro; FILHO, Jomar Antonio Camarinha. Raciocínio combinatório em problemas escolares de produto cartesiano. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 211–242, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646698. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646698. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

São descritos níveis do raciocínio combinatório de alunos de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ao solucionarem problemas de produto cartesiano. O trabalho decorre do reexame de hierarquias descritas em estudos anteriores, com base em proposições de Piaget e Vergnaud. Os participantes, 110 alunos de escolas públicas (média etária 10;5), solucionaram por escrito quatro problemas multiplicativos de produto cartesiano. A análise qualitativa e a quantitativa dos dados permitiram: redefinir patamares do raciocínio combinatório; apontar ausência de raciocínio combinatório nas soluções em todas as séries e problemas, mas tendência significativa a soluções de níveis mais adiantados na 4ª série em alguns problemas. A discussão destaca na hierarquia descrita: a combinação progressiva das variáveis; a passagem do raciocínio aritmético para o algébrico e a dos esquemas aditivos aos multiplicativos; marcas da progressiva abertura para os possíveis em relação ao necessário. Restrições metodológicas e implicações para a educação matemática são apresentadas.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646698
PDF

Referências

ARCAVI, A.; FRIEDLANDER A.; HERSHKOWITZ, R. L’algèbre avant la lettre. Petit X, n. 24, p. 61-71, 1989-90.

COLLIS, K. F. A study of concrete and formal operations in school mathematics: a Piagetian viewpoint. Australian Council for Educational Research Series 95. Hawthorn, Victoria: ACER, 1975.

ENGLISH, L. Children’s use of domain-specific knowledge and domain-general strategies in novel problem solving. British Journal of Educational Psychology, n. 62, p. 203-216, 1992.

FUJII, T. A clinical interview on children’s understanding and misconceptions of literal symbols in school mathematics. In: I. HIRABAYASHI et al. (Ed.). Proceedings of the 17th PME International Conference. Tsukuba: University of Tsukuba, 1993. v.1, p. 173-180.

HERSCOVICS, N.; LINCHEVSKI, L. Pre-algebraic thinking: Range of equations and informal solution processes used by seventh graders prior to any instruction. In: F. FURINGHETTI (Ed.). Proceedings of the 15th. PME International Conference, Assisi: PME, 1991. v. 2, p.173-180.

INHELDER, B.; PIAGET, J. De la lógica del niño a la lógica del adolescente. Trad.de M. T. Cevasco. Buenos Aires: Paidos, 1972. Trabalho original publicado em 1955.

KUCHEMANN, D. Algebra. In : HART, K. (Ed.). Children’s understanding of mathematics: 11 -16. London/UK: John Murray, 1981. p. 102-119.

LEMOYNE, G. et al. Addition, addition répetée, multiplication: un trajet éclairé par les schèmes d’action. In : ARTIGUE, M. et al. (Ed.), Vingt ans de Didactique des Mathématiques en France. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1994. p. 236-242.

LINS, R.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

MEKHMANDAROV, I. Analysis and synthesis of the Cartesian product by kindergarten children. In: NAKAHARA, T.; KOYAMA, M. (Ed.), Proceedings of the 24th. Annual Conference of the PME. Hiroshima: Hiroshima University, 2000. v. 3, p. 295-301.

MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C. Níveis de raciocínio combinatório e produto cartesiano na escola fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, p. 99- 124, 2006.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Trad. de S. Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PIAGET, J.; BERTHOUD-PAPANDROPOULOS, J.; KILCHER, H. Multiplicação e associatividade multiplicativa. In: J. PIAGET (Dir.), O possível e o necessário II - A evolução dos necessários na criança. Trad. de B. M. de Albuquerque Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. p. 72-88. Original publicado em 1983.

PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Trad. de C. M. Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. Original publicado em 1941.

VERGNAUD, G. Multiplicative structures. Em: LES, R. e LANDAU, M. (Org.), Acquisition of Mathematics: concepts and processes. London: Academic Press, p. 127-174, 1983.

VERGNAUD, G. L’enfant, la mathématique et la réalité. 3. ed. Berne: Peter Lang, 1985.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactiques des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.