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Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das tecnologias da informação e comunicação
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Palavras-chave

Vivências dos professores
Início de carreira
Tecnologias da informação e comunicação

Como Citar

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2023. DOI: 10.20396/zet.v17i32.8646707. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646707. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar as vivências dos professores em início de carreira, ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – em suas aulas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitos. Além das dificuldades, dos medos, das angústias freqüentes no início de carreira apontados pela literatura nacional e internacional sobre essa temática, outros aspectos são acrescidos devido à utilização das tecnologias: a velocidade mais lenta das aulas com as tecnologias devido a sua dinâmica; a falta de conhecimento, por parte dos alunos, dessas ferramentas tecnológicas; a imprevisibilidade; a improvisação, entre outros. Contudo, as diversas maneiras com que as tecnologias foram utilizadas evidenciaram muita criatividade e clareza dos objetivos, e as experiências positivas dessa fase podem ter contribuído para minimizar o “choque de realidade”, além de outras vivências, como a participação em cursos de formação continuada e o apoio de grupos colaborativos.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i32.8646707
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