Banner Portal
Equação e seus multisignificados
PDF

Palavras-chave

Multisignificados de equação
Educação algébrica
Equação
Formação de professores
Ensino e aprendizagem de álgebra

Como Citar

RIBEIRO, Alessandro Jacques; MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Equação e seus multisignificados: potencialidades para a construção do conhecimento matemático. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 85–104, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i31.8646725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646725. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, analisar e caracterizar os diferentes significados que podem ser atribuídos à equação no ensino e na aprendizagem de Matemática. Fundamentado na tese de doutoramento de um dos autores, este trabalho discute alguns resultados de pesquisas na área da Educação Algébrica, no que se refere à significação da noção de equação. Em seguida, analisa como livros didáticos apresentam a idéia de equação, passando a indicar as recomendações feitas nos PCN, no que se refere à importância do trabalho com atividades que envolvam diferentes perspectivas e formas de conceber a Álgebra. Logo após, apresenta os multisignificados de equação, discutindo e analisando as suas potencialidades para a construção do conhecimento matemático na formação de professores.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i31.8646725
PDF

Referências

ALMEIDA, M.M.M. Estratégias de generalização de padrões de alunos do Ensino Fundamental do ponto de vista de seus professores. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

BOS, H. Éléments d´Algèbre. 5. ed. Paris: Hacchette, 1893.

BOURBAKI, N. Éléments de mathématique: algèbre I. Paris: Hermann, 1970.

BOURDON, M. Éléments d´algèbre. Paris: Gauthier-Villars et Fils, 1897.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sef/sef/pcn.shtm. Acesso em: mar. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: set. 2009.

BOYER, C. B. História da Matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

CARAÇA, B. de J. Lições de álgebra e análise. Lisboa: Sá da Costa, 1954. v. 2.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.

COSTA, E. S. As equações diofantinas lineares e o professor de matemática do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

COTRET, R. S. Problématique à propos de la mise en équation de problèmes écrits. SÉMINAIRE FRANCO-ITALIEN DE DIDACTIQUE DE L´ALGÈBRE, 9., 1997. p. IX-23 – IX-37.

DREYFUS, T.; HOCH, M. Equations: a structural approach. Proceedings of the 28th Conference of International Group for the PME, 2004, p. 1-152 – 1-155.

DI PIERRO NETTO, S.; SOARES, E. Matemática em atividades: 6ª série. São Paulo: Scipione, 2002.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.) Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar ... a educação algébrica elementar. Pro-Prosições — Faculdade de Educação da Unicamp, v. 4, n. 1[10], p. 79-91, mar. 1993.

GARBI, G. G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Livraria da Física, 2007. GIOVANNI, J. R.; GIOVANNI, J. R. Jr. Matemática pensar e descobrir: novo – 6ª série. São Paulo: FTD, 2000.

IMENES, L. M. P.; LELLIS, M. C. T. Matemática para todos: 6ª série, 3º ciclo. São Paulo: Scipione, 2002.

KIERAN, C. The learning and teaching of school algebra. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992.

LIMA, R. N. Equações algébricas no Ensino Médio: uma jornada por diferentes mundos da Matemática. 2007. 358 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

PIRES, C. C.; CURI, E.; PIETROPAOLO, R. Educação Matemática: 6ª série. São Paulo: Atual, 2002.

RIBEIRO, A. J. Analisando o desempenho de alunos do Ensino Fundamental em álgebra, com base em dados do Saresp. 2001. 116 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

RIBEIRO, A. J. Equação e seus multisignificados no ensino de Matemática: contribuições de um estudo epistemológico. 2007. 142 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ROGALSKI, M. Carrefours entre analyse, algèbre et géomètrie. Paris: Ellipses, 2001.

TSIPKIN, A. G. Manual de matemáticas para la enseñanza media. Moscou: Editorial Mir Moscú, 1985.

WAERDEN B. L. van der. Álgebra. Nova Iorque: Springer-Verlag, 1991. v. 1.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.