Banner Portal
Atitudes (des)favoráveis com relação à matemática
PDF

Palavras-chave

Ocorrência
Tipo
Estabilidade
Predisposição
Atitudes

Como Citar

CASTRO GONÇALEZ, Maria Helena C. de; BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Atitudes (des)favoráveis com relação à matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 45–63, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646738. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646738. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade estudar a ocorrência, o tipo e a estabilidade das atitudes com relação à matemática, presentes nos professores de 1ª a 4ª séries e nos alunos do Curso Magistério, bem como investigar o motivo pelo qual as pessoas optam pelo magistério. Foram sujeitos desse trabalho 295 alunos do Curso Magist´rio de escolas da Rede Municipal de Campinas e 203 professores de 1º grau de escolas das Redes Municipal e Estadual de Campinas. Considerando a importância do estudo das atitudes com relação à matemática e o fato de uma atitude representar a predisposição de uma pessoa para responder a um determinado objeto de maneira favorável ou desfavorável, optou-se por este tipo de investigação que é baseada nas seguintes hipóteses: a) As atitudes dos professores e dos futuros professores com relação à matemática tendem a ser negativas; b) As pessoas optam pelo magistério por não gostarem de matemática; c) Os grupos e os subgrupos diferenciam-se pouco nas atitudes com relação à matemática. Os resultados obtidos mostraram que os alunos possuem atitudes negativas e os professores possuem atitudes positivas; há pouca alteração nas atitudes dos professores com mais experiência e a opção pelo magistério revelou ser esta uma predisposição das pessoas em lidar com as crianças.
https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646738
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.