Banner Portal
Intuição, experiência e teoria geométrica
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Representation of concepts
Didactic materials for teaching geometry
Experimental aspect of teaching geometry
Epistemology of geometric knowledge

How to Cite

PAIS, Luis Carlos. Intuição, experiência e teoria geométrica. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 65–74, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646739. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739. Acesso em: 4 jul. 2024.

Abstract

Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria. 

https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646739
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Download data is not yet available.