Banner Portal
O computador no ensino da cálculo: o problema do lixo na UNICAMP e outras aplicações
PDF

Palavras-chave

Ensino de Cálculo
Tutoria
Projetos e Atividades Computacionais

Como Citar

FIGUEIREDO, Vera L. X.; SANTOS, Sandra A. O computador no ensino da cálculo: o problema do lixo na UNICAMP e outras aplicações. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 111–128, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646763. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No segundo semestre de 1996, trabalhamos de maneira experimental com a Educação em seu sentido mais amplo, integrando o ensino de Cálculo de várias variáveis com projetos envolvendo um tema relacionado com a questão ambiental: O Problema do Lixo na Unicamp, com o objetivo de utilizar o Cálculo como ferramenta a resolução de problemas reais e alertar nossos alunos para esta importante questão social. Além disso, visando enfrentas as mudanças que se fazem necessárias no ensino de Cálculo, incorporamos, pela primeira vez, como parte integrante de nossas aulas o uso do computador (programa Mathematica), utilizando como ferramenta de apoio na compreensão dos conceitos trabalhados. Esta proposta de ensino, tendo como suporte o programa de tutoria da Pró-Reitoria de Graduação-PAEG (Programa da Apoio ao Ensino de Graduação/Unicamp), foi denominada Cálculo com Aplicações/PAEG. Nesse trabalho, descrevemos como esta proposta foi implementada e apresentamos o projeto e exemplos de atividades trabalhados pelos alunos.
 
https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646763
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.