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Os debates em torno das reformas do ensino de matemática: 1930-1942
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Palavras-chave

Euclides Roxo
Arlindo Vieira
Joaquim Inácio de Almeida Lisboa
História da educação
História do ensino de matemática
Reforma campos e capanema

Como Citar

WERNECK, Ana Paula; ENNE, Deborah Silva; CARVALHO, João Pitombeira de; COSTA, Mônica Baptista da; CRUZ, Priscilla Rangel. Os debates em torno das reformas do ensino de matemática: 1930-1942. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 49–54, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i5.8646863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646863. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O período entre o fim da década de 20 e o início da década de 40 presenciou, no Brasil, discussões vivas sobre o ensino de Matemática. Embora estas discussões tenham que ser estudadas no contexto mais geral dos debates sobre a Educação no Brasil, elas têm sua própria dinâmica e atores. Este trabalho apresenta alguns dos principais temas e atores das discussões sobre a reforma do ensino de Matemática no Brasil: ensino tradicional em oposição às tendências presentes na Europa e nos Estados Unidos desde o início do século; a “revolução” no ensino de Matemática foi fortemente defendida por Euclides Roxo, que exercia grande influência devido a sua posição oficial de diretor do Colégio Pedro II. Arlindo Vieira, do outro lado, representava brilhantemente o ensino tradicional católico, centrado principalmente no ensino dos clássicos.
https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646863
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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