Banner Portal
Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Tendências em educação matemática
Filosofia da educação matemática
Concepções em educação matemática
História do ensino da matemática

How to Cite

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 1–38, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i4.8646877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo pretende descrever alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da Matemática; as concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática. Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista. 

https://doi.org/10.20396/zet.v3i4.8646877
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Download data is not yet available.