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Diálogo cultural, negociação de sentidos e produção de significados matemáticos por jovens e adultos
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Palavras-chave

Educação matemática de jovens e adultos
Ensino de multiplicação
Educação de jovens e adultos

Como Citar

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Diálogo cultural, negociação de sentidos e produção de significados matemáticos por jovens e adultos. Zetetike, Campinas, SP, v. 9, n. 1-2, p. 43–76, 2009. DOI: 10.20396/zet.v9i15-16.8646933. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646933. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo explicitar alguns aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa em situação real de sala de aula de Matemática. Acreditamos que tais investigações propiciam a desejável interação ensino/pesquisa. Os alunos das classes nas quais o estudo se desenvolveu eram jovens e adultos matriculados no primeiro semestre do Ensino Fundamental. Numa perspectiva sociocultural, foi analisada parte das informações produzidas no trabalho de campo de meu doutorado, também desenvolvido nesta perspectiva de investigação. O profundamento da análise dos diálogos ocorridos em aula e dos registros gráficos produzidos pelos alunos possibilitou a identificação de procedimentos de multiplicação de cinco tipos denominados: contagem de 4 em 4; agrupamento de 4 grupos de 4 e um de 2; o dobro de 4; o dobro de 18; semelhante ao convencional escolar. Além da negociação de sentidos e da produção de significados relativos à multiplicação, foi analisada também a concepção de tarefas escolares dos alunos. Sendo assim, há também o estudo das interações sociais e do encontro das diversas culturas que ocorre em aula de Matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v9i15-16.8646933
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