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O trabalho pedagógico envolvendo geometrias não-euclidianas no ensino fundamental
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Keywords

Geometria euclidiana
Formação de conceitos
Geometria esférica

How to Cite

MARTOS, Zionice Garbelini. O trabalho pedagógico envolvendo geometrias não-euclidianas no ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 10, n. 1-2, p. 43–70, 2002. DOI: 10.20396/zet.v10i17-18.8646943. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646943. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O presente trabalho pretende discutir sobre o ensino de Geometria, através de uma pesquisa realizada numa oitava série da Escola Pública Estadual da cidade de Rio Claro/SP, cujas reflexões culminaram na Dissertação de Mestrado.. Abordamos conceitos de Geometria euclidiana juntamente com Geometria esférica. Do ponto de vista metodológico, insere-se numa abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente em pesquisa-ação. Utilizamos o referencial teórico da formação de conceitos em Vygotsky. Dessa forma tínhamos a seguinte questão: “é possível aos alunos do Ensino Fundamental produzirem significados em Geometria Esférica?” Na análise dos dados, acreditamos que o trabalho em grupo foi um dos mecanismos que possibilitaram um melhor entendimento dos conceitos discutidos.
https://doi.org/10.20396/zet.v10i17-18.8646943
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