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Mancha negra
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Palavras-chave

Cálculo
Projetos de ensino
Engenharia

Como Citar

MELLO, Margarida P.; SANTOS, Sandra A. Mancha negra : reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo. Zetetike, Campinas, SP, v. 10, n. 1-2, p. 71–112, 2002. DOI: 10.20396/zet.v10i17-18.8646944. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.
https://doi.org/10.20396/zet.v10i17-18.8646944
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