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O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho
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Palavras-chave

Contrato didático
Algoritmização do ensino de matemática
Projetos de trabalho

Como Citar

MORETTI, Méricles Thadeu. O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho. Zetetike, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 110–139, 2003. DOI: 10.20396/zet.v11i20.8646958. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646958. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre o ‘jogo de relações’ estabelecidas em sala de aula pelo professor e alunos em torno da aquisição do saber, a partir da noção do “Contrato Didático” proposta por Guy Brousseau. Destaca, também, o dinamismo da relação didática em duas situações possíveis no ensino de matemática. A primeira, revela um contrato convencional já incorporado na tradição escolar com a estratégia ‘arme e efetue’; a outra, em contraposição, provoca a ruptura desse tipo de contrato mediante uma prática com projetos de trabalho. Nas considerações finais, abre-se espaço para discutir as situações e tece-se algumas reflexões acerca do tema.
https://doi.org/10.20396/zet.v11i20.8646958
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