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Estágio curricular supervisionado nas licenciaturas em matemática
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Palavras-chave

Estado da arte
Professor que ensina matemática
Estágio curricular supervisionado

Como Citar

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela; PEREIRA, Patrícia Sandalo; POZEBON, Simone; CEDRO, Wellington Lima. Estágio curricular supervisionado nas licenciaturas em matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 75–93, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647637. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo insere-se no âmbito do projeto “Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática”. Tem como principal objetivo mapear, descrever e analisar pesquisas voltadas ao estágio curricular supervisionado, no que tange aos seus objetivos, principais resultados e conclusões. Adotou-se o estado da arte como metodologia e o corpus de análise foi delimitado a partir dos formulários e dos dados tabulados em uma planilha pela equipe executora do referido projeto. Identificaram-se 20 trabalhos que versavam sobre o tema de interesse da pesquisa, que foram analisados tomando-se por base 5 categorias. Dentre os resultados destaca-se o aumento das pesquisas sobre o tema, bem como a compreensão do estágio como uma etapa que não se restringe à finalização do curso, mas atua como articulador entre a escola de Educação Básica e a Universidade e como um espaço primordial para entender a complexidade da profissão e constituição da identidade docente.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647637
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