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Teoria da Ação Comunicativa
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Palavras-chave

Teoria da ação comunicativa
Currículo
Ensino de matemática
Habermas

Como Citar

PERALTA, Deise Aparecida; GONÇALVES, Harryson Junio Lessa. Teoria da Ação Comunicativa: considerações sobre interdisciplinaridade na educação profissional. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 378–394, 2017. DOI: 10.20396/zet.v24i3.8648089. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648089. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações, segundo os princípios habermasianos da Teoria da Ação Comunicativa, sobre  ensino de Matemática em cursos de Educação Profissional no que se refere à aspectos e práticas interdisciplinares. A aproximação da problemática foi feita por meio de análises de prescrições curriculares de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Observa-se que o pressuposto de abordagem interdisciplinar da Matemática é essencial para a formação dos profissionais técnicos, contudo constata-se a visão funcionalista de interdisciplinaridade, eminentemente pautada em racionalidade técnica, onde as tentativas de articulações entre os diversos componentes curriculares prescindem de fomento à atividade coletiva pressuposto basilar da racionalidade comunicativa.
https://doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648089
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