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Trajetória de um grupo de professores de matemática
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Palavras-chave

Prática docente
CHIC
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional

Como Citar

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. Trajetória de um grupo de professores de matemática: ensinando e aprendendo em colaboração. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 322–343, 2017. DOI: 10.20396/zet.v24i3.8648094. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648094. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo analisamos a trajetória de um grupo de professores de Matemática participantes de Projeto do Programa OBEDUC da CAPES buscando compreender as contribuições para seu desenvolvimento profissional. A fundamentação teórica veio de Murphy e Lick, referente aos grupos de estudos; de Zeichner para prática reflexiva, de Ponte, para desenvolvimento profissional e de Boavida & Ponte, quanto ao trabalho colaborativo. A pesquisa qualitativa utilizou para coleta de dados questionário, depoimentos e gravações dos encontros. A análise foi interpretativa e por tratamento com o software CHIC. As metodologias utilizadas nos processos formativos envolveram conteúdos matemáticos, estratégias pedagógicas e compartilhamento das experiências em vários contextos (no grupo, na escola, nos eventos). Assim contribuíram para que o professor desempenhasse um novo papel, o de formador, e propiciaram a construção de uma cultura de grupo possibilitando a cada participante ensinar e aprender com o outro.
https://doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648094
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