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Conhecimento matemático para ensinar álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental
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Palavras-chave

Álgebra nos anos iniciais
Pensamento algébrico
Conhecimento matemático dos professores

Como Citar

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Miguel; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para ensinar álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 496–514, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i3.8648585. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648585. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Várias são as pesquisas, sobretudo realizadas no exterior, que evidenciam a importância do trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, porém elas vêm focando essencialmente o aluno e o que ele aprende, deixando o professor à margem dessa discussão. Em razão da importância, para a aprendizagem dos alunos, do conhecimento matemático para ensinar e também da potencialidade do trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais, este artigo tem por objetivo debater o conhecimento matemático revelado por um grupo de professores dos Anos Iniciais, ao discutir tarefas com potencial algébrico. Os dados foram coletados no contexto de um curso de extensão de 32 horas, e os resultados evidenciam a ainda pouca familiaridade dos participantes com as questões centrais que envolvem a caracterização e o trabalho com o Pensamento Algébrico. 

https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648585
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