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Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participam de comunidades investigativas
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Palavras-chave

Professores iniciantes
Comunidades investigativas
Aprendizagem docente
Desenvolvimento profissional

Como Citar

LOSANO, Ana Leticia. Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participam de comunidades investigativas. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 441–463, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8650646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650646. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os primeiros anos de exercício profissional nas escolas constituem uma etapa conflitiva, marcada por tensões e contradições entre princípios, ideais e experiências vividas durante a formação inicial e demandas, desafios e restrições da prática docente nas escolas. Nesse cenário, o presente artigo visa descrever e compreender a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participam de comunidades investigativas. A pesquisa toma por foco um grupo colaborativo formado por seis professores iniciantes e duas professoras universitárias. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo desenvolve uma análise narrativa que detalha e analisa episódios que envolveram os membros da comunidade no planejamento, na implementação em sala de aula e na reflexão de uma tarefa centrada na interpretação de gráficos. O resultado evidencia as potencialidades da participação em comunidades investigativas para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8650646
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