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Grandezas
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Palavras-chave

Grandezas
Números e frações
Saberes aritméticos
Escola primária

Como Citar

TRINDADE, Deoclecia de Andrade; SILVA, Maria Célia Leme da. Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 613–628, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8650703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as relações das grandezas com os saberes aritméticos, especificamente os números e as frações. Para isso, foram considerados como fontes os programas do ensino primário de São Paulo de 1890 a 1950. Os conceitos de grandeza discreta e contínua (Chambris, 2007); de número concreto e abstrato (Noirfalise, 2007) foram tomados como lente de análise, assim como os movimentos pedagógicos em circulação no período. Pode-se inferir que, àquela época, na escola primária, a ideia de número e operações foi abstraída das grandezas discretas. E o ensino das frações ordinárias e decimais foi proposto via números abstratos, com exceção dos programas de 1925 e 1949/50, nos quais se percebeu que as grandezas discretas e/ou as contínuas passaram a integrar o seu ensino. Ressalta-se que a abordagem do ensino de números e frações relacionadas às grandezas pode ser lida como resultado das ideias advindas do Método intuitivo e da Escola Nova.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8650703
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