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Reflections and knowledge of teachers who study the area of plane figures
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Keywords

Study group
Teaching professional knowledge
Plane figure area

How to Cite

SILVA, Angelica da Fontoura Garcia; SILVA, Susana Maris França da; GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes. Reflections and knowledge of teachers who study the area of plane figures. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020029, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8652733. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8652733. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

Apresenta-se, neste artigo, um estudo cujo objetivo é discutir e compreender o processo de (re)significação dos conhecimentos profissionais dos seus participantes concernente às discussões e às reflexões explicitadas por um grupo de professores que leciona matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Os professores estudaram o cálculo de área de figuras planas por meio da utilização de quadriculados. Fundamenta-se nos estudos de Zeichner e Serrazina para discutir a reflexão sobre a prática e, em Ball, Thames e Phelps, para analisar a (re)significação dos conhecimentos dos profissionais envolvidos. Os dados analisados foram coletados durante os encontros do grupo na própria escola na qual os participantes lecionavam. Por meio das análises das discussões ocorridas, foi possível observar que os professores ampliaram o conhecimento comum e especializado do conteúdo, especialmente em relação às estratégias de cálculo da área, e ainda passaram a utilizar reconfiguração das figuras e as fórmulas de área com maior facilidade. O apoio mútuo permitiu que eles identificassem suas próprias necessidades e, então, modificassem suas análises acerca das estratégias para o cálculo de área a serem adotadas.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8652733
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