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Sobre as competências crítica e comportamental na Educação Estatística
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Palavras-chave

Educação estatística
Competência crítica
Competência comportamental

Como Citar

CAMPOS, Celso Ribeiro; PERIN, Andréa Pavan. Sobre as competências crítica e comportamental na Educação Estatística. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020003, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656795. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As pesquisas em Educação Estatística têm avançado intensamente com o planejamento de atividades que visam ao desenvolvimento de três competências, a literacia, o raciocínio e o pensamento estatístico, as quais permitem uma aprendizagem mais significativa dos conceitos dessa ciência. O aprofundamento dessas pesquisas permitiu a identificação de outra competência também importante para esse universo, que é a competência crítica. O objetivo deste trabalho é aprofundar a reflexão sobre a competência crítica, evidenciando a sua evolução em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Estatística, e apresentar uma quarta competência, a qual chamamos de competência comportamental. Em nossas análises, pudemos observar que a competência crítica se desenvolve com base em duas vertentes, a sociopolítica e a epistemológica. Por fim, tomando como base diversos exemplos práticos observados dentro e fora da sala de aula, mostramos como a competência comportamental foi identificada.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656795
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