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Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
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Palavras-chave

Estatística
Representações estatísticas
Investigações estatísticas
Conhecimento didático

Como Citar

RODRIGUES, Bruna Mayara Batista; PONTE, João Pedro Mendes da. Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativa. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020002, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656882. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656882
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