Banner Portal
A estatística no ensino médio
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Contextualização
Educação estatística
Ensino médio

Como Citar

OLIVEIRA, Alyson Fernandes de; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves. A estatística no ensino médio: em busca da contextualização. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8657024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657024. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, busca compreender como a Estatística vem sendo abordada em sala de aula no Ensino Médio, de forma a propiciar aos estudantes a contextualização dos conteúdos e uma visão crítica sobre o mundo contemporâneo. Em uma abordagem qualitativa, os dados produzidos foram obtidos por meio de observações no ambiente de investigação, entrevistas com professores e grupos focais com alunos da 3ª série do Ensino Médio, os quais foram sistematizados e interpretados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitem considerar que, por mais que os estudantes consigam estabelecer algumas relações entre a Estatística e o cotidiano, a maneira como ela vem sendo abordada, em sala de aula, não possibilita que compreendam seus conceitos de forma crítica, visto que ela não é trabalhada de modo contextualizado.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657024
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Andrade, M. M. (2008). Ensino e aprendizagem de Estatística por meio da modelagem matemática: uma investigação com o ensino médio. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 196 f.

Andriola, W. B. (2011). Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 19(70), 107-126.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Campos, C. R. (2007). A educação estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.

Campos, C. R., Wodewotzki, M. L. L., & Jacobini, O. (2013). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Cazorla, I. M., Kataoka, V. Y., & Silva, C. B. (2010). Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In C. E. A. Lopes, C. Q.S. Coutinho & S. A. Almouloud (Orgs.). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. (pp. 19-44). Campinas: Mercado das Letras.

Duarte, P. C. X., & Almeida, R. M. (2014, abr.). A educação estatística como ferramenta matemática para o ensino fundamental. Revista Nucleus, 11(1), 305-318. Disponível em: http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/961/1428.

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2007). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados.

Garfield, J. B. (1998). The statistical reasoning assessment: development and validation of a research tool. Proceedings of the fifth international conference on teaching statistics. Mendoza/Voorburg: International Statistical Institute/Ed. L. Pereira, 781-786. Retirado em 23 jun. 2019 de: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download;jsessionid=269A42E500B4FF38EFA59F26D1DD8023?doi=10.1.1.219.5316&rep=rep1&type=pdf.

Garfield, J. B. (2002). The challenge of developing statistical reasoning. Journal of Statistics Education, 10(3). Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10 .1080/10691898.2002.11910676.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A.(2003). Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas.

Lopes, A. C., & Macedo, E. (2011). Teorias do currículo. São Paulo: Cortez.

Lopes, C. E. (2008, jan./abr.). O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, 28(74), 57-73. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n 74a05.pdf.

Lopes, C. E. (2010). Os Desafios para a Educação Estatística no Currículo para a Matemática. In C. E. Lopes, C. Q. S. Coutinho, & S. A. Almouloud, (Org.). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. (pp. 47-64). Campinas: Mercado das Letras.

Lopes, C. E., & Meirelles, E. (2005). O Desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc02_b.pdf.

Lopes, C. E., Coutinho, C. Q. S., & Almouloud, S. A. (2010). Estudos e reflexões em educação estatística. Mercado das Letras: Campinas.

Luckesi, C. C. (2001). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e preposições. 11 ed. São Paulo: Cortez.

Magalhães, M. (2015). Desafios do ensino de Estatística na licenciatura em Matemática. In S. P. SAMÁ & M. P. M. SILVA (Orgs.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. (pp. 41-54). Curitiba: CRV.

Malara, M. B. S. (2008). Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.

Mallows, C. (1998, mar.). The zeroth problem. Journal The American Statistician, 52, 1- 9, Disponível em: https://amstat.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00031305.1998.10480528#.XHHTa-hKjIU.

Memória, J. M. P. (2004). Breve história da Estatística. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica.

Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes.

Ministério da Educação (MEC). (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. MEC. Brasília, DF.

Ministério da Educação (MEC). (1999). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC. Brasília, DF.

Ministério da Educação (MEC). (2002). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC. Brasília, DF.

Ministério da Educação (MEC). (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. MEC. Brasília, DF.

Ministério da Educação (MEC). (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. MEC. Brasília, DF.

Moreira, A. F. B., & Silva, T. T. (2005). Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In A. F. B. Moreira & T. T. Silva (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez.

Ramos, M. N. (2002). A educação profissional pela Pedagogia das Competências: para além da superfície dos documentos oficiais. Educação & Sociedade, 23(80), 405-427.

Rosetti Júnior, H. (2007). Educação Estatística no Ensino Básico: uma exigência do mundo do trabalho. Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia, 2, 35-37. Disponível em: http://recitec.cefetes.br/artigo/documentos/Artigo% 205.pdf.

Sá, D. L., Silva, M. P. M., & Samá, S. P. (2015). Análise do Letramento Estatístico de estudantes concluintes do Ensino Médio. In S. P. Samá & M. P. M. Silva (Orgs.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. (pp. 155-167) Curitiba: CRV.

Sant’Anna, I. M. (1995). Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes.

Santana, M. S. (2012). Estatística para professores da educação básica: conceitos e aprendizagem para a cidadania. 1. ed. Curitiba: CRV.

Santana, M. S. (2016, dez.). Traduzindo Pensamento e Letramento Estatístico em atividades para sala de aula: construção de um produto educacional. Bolema, 30(56), 1165-1187. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v30n56/ 1980-4415-bolema-30-56-1165.pdf.

Sedlmeier, P. (1999). Improving statistical reasoning: theoretical models and practical implication. Mahwah: Lawrence Erlbaum.

Vasconcelos, M. B. F. (2008). A contextualização e o ensino de matemática: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação Popular, Comunicação e Cultura. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 113 f.

Westphal, M. F., Bógus, C. M., & Faria, M. M. (1996). Grupos focais: experiências precursoras em programas educativos em saúde no Brasil. Bol Oficina Sanit Panam., 120(6), 472-82, Disponível em: http://iris.paho.org/xmlui/ bitstream/handle/123456789/15464/v120n6p472.pdf?sequence=1.

Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.