Banner Portal
Conhecimento especializado de professores de matemática (MTSK) na Web of Science até 2020
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

MTSK
Mapeamento
Web of science
Conhecimento especializado de professores de matemática

Como Citar

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Conhecimento especializado de professores de matemática (MTSK) na Web of Science até 2020. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021022, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8660030. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660030. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear a produção relativa ao marco teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge na base de dados Web of Science. Para tanto, realizamos um pesquisa analítico-descritiva, de aproximação exploratório-bibliométrica, na base de dados referida. Encontramos um corpus de 37 trabalhos de 2013 a 2020 e analisamos: Indexação na Web of Science; Distribuição por ano e tipos de documentos; Autores; Instituições e agências de fomento; Países e idiomas; Breve análise de citações e Palavras-chave. Os resultados nos permitem concluir que a produção MTSK é colaborativa e internacional, envolvendo ao menos nove países da Europa e América Latina, num movimento em rede que contribui para a disseminação global e, de certo modo, configura-se como um teste de validação externa em diferentes culturas escolares e contextos de prática e formação docente.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8660030
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Araújo, C. A. (2016). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(12), 11-32.

Arnon, I., Cottrill, J., Dubinsky, E., Oktaç, A., Roa-Fuentes, S., Trigueros, M., & Weller, K. (2014). APOS theory: A Framework for Research and Curriculum Development in Mathematics Education. New York: Springer. DOI: 10.1007/978-1-4614-7966-6_1

Ashlock, R. B. (2006). Error patterns in computation: Using error patterns to improve instruction. London: Pearson Education.

Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, 59(5), 389-407. DOI: 10.1177/0022487108324554

Bayoud, J. M. (2011). A comparison of pre-service and experienced elementary teachers’ pedagogical content knowledge (PCK) of common error patterns in fractions. [Master’s thesis, American University of Beirut]. AUB. DOI: 10938/8658/t-5470.pdf.

Becker, F. (2019). Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 963-987. DOI: 10.1590/1980-4415v33n65a01

Biembengut, M. S., & Hein, N. (2007). A resolução de problemas na matemáticas escolar (4 ed.). São Paulo: Contexto.

Campos-Cano, M., & Flores-Medrano, E. (2019). Prácticas matemáticas: un avance en su caracterización. In J. Carrillo, M. Codes & L.C. Contreras (Eds.), Actas del IV Congreso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (pp. 87-94). Huelva: Universidad de Huelva. https://cdn.congresse.me/rlbmixa8vqmkkc75l9pjf2p8ex1i

Carrillo, J. (2017). Idiosincrasia del MTSK, investigaciones realizadas y utilidades. In J. Carrillo & L.C. Contreras (Eds.), Actas del III Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas (pp. 7-10). Huelva: Universidad de Huelva. https://cdn.congresse.me/j2jtromymsv6jzla78f2h533qw67

Carrillo, J., Climent, N., Contreras, L. C., Montes, M. Á., Escudero, D., & Medrano, E. F. (2014). Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva:Universidad de Huelva Publicaciones.

Carrillo-Yañez, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., … Muñoz-Catalán, M. C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236-253. DOI: 10.1080/14794802.2018.1479981

Charalambous, C.; Hill, H. C., & Ball, D. L. (2011). Prospective teachers’ learning to provide instructional explanations: how does it look and what might it take? Journal of Mathematics Teacher Education (14), 441-463. DOI: 10.1007/s10857-011-9182-z

Courant, R., & Robbins, H. (1996). What is mathematics?: an elementery approach to ideias and methods (2 ed.). New York: Oxford University Press.

Crecci, V. M., Nacarato, A. M., & Fiorentini, D. (2017). Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Zetetiké, 25(1), 1-6. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8649175

Dienes, Z. P. (1975). As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU.

Escudero, D. I., Flores, E., & Carrillo, J. (2012). El Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. Actas del XV Escuela de Invierno en Matemática Educativa (pp. 35-42). México.

Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Unicamp. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf

Kaur, B. (2008). Teaching and learning of mathematics: what really matters to teachers and students? ZDM, 40(6), 951-962. DOI: 10.1007/s11858-008-0128-6

Kilpatrick, J., & Spangler, D. A. (2015). Educating Future Mathematics Education Professors. In L. D. English and D. Kirshner (Eds.), Handbook of International Research in Mathematics Education (3. ed., pp. 297-310). Routledge.

Krulik, S., & Reys, R. E. (1998). A resolução de problemas na matemáticas escolar (1 ed.). São Paulo: Atual.

Montes, M. A., Contreras, L. C., & Carrillo, J. (2013). Conocimiento del profesor de matemáticas: Enfoques del MKT y del MTSK. Actas del Investigación en Educación Matemática XVII (pp. 403-410). Bilbao: SEIEM.

Moreira, P. C., & Ferreira, M. C. C. (2008). A Teoria dos Subconstrutos e o Número Racional como Operador: das estruturas algébricas às cognitivas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 21(31), 103-127.

Moriel Junior, J. G., & Wielewski, G. D. (2017). Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 18(2), 126-133. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p126-133

Moriel Junior, J. G., Wielewski, G. D., & Carrillo, J. (2019). Meta-análise sobre conhecimento para ensinar divisão de frações. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 988-1026. DOI: 10.1590/1980-4415v33n65a02

Paula, E. F., & Cyrino, M. C. T. d. C. (2017). Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, 25(1), 27-45. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647553

Petit, M. M., Laird, R. E., & Marsden, E. (2010). A focus on fractions: bringing research to the classroom. Routledge.

Policastro, M. S., & Ribeiro, M. (2021). Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão. Zetetiké, 29, e021020. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661906

Santos, R. N. M., & Kobashi, N. Y. (2009). Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, 2(1), 155-172.

Scheiner, T., Montes, M. A., Godino, J. D., Carrillo, J., & Pino-Fan, L. R. (2019). What Makes Mathematics Teacher Knowledge Specialized? Offering Alternative Views. International Journal of Science and Mathematics Education, 17(1), 153–172. DOI: 10.1007/s10763-017-9859-6

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14. http://www.jstor.org/stable/1175860

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Petrópolis: Vozes.

Vasco, D., Moriel Junior, J. G., & Contreras, L. C. (2017). Subdominios KoT y KSM del Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK): definición, categorías y ejemplos. In J. Carrillo & L.C. Contreras (Eds.), Actas del III Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas (pp. 29-37). Huelva: Universidad de Huelva. https://cdn.congresse.me/j2jtromymsv6jzla78f2h533qw67

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.