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Jogo cooperativo como produto educacional para ensinar matemática
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Palavras-chave

Educação estatística
Anos iniciais do ensino fundamental
Mestrado profissional
Jogo cooperativo de tabuleiro

Como Citar

SILVEIRA, Maria Caroline; SANTOS, Luciane Mulazani dos; LAWALL, Ivani Teresinha. Jogo cooperativo como produto educacional para ensinar matemática: formação inicial e continuada. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021015, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661778. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661778. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta resultados da validação de um jogo cooperativo de tabuleiro como recurso de ensino de estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um produto educacional desenvolvido no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC participaram de uma intervenção, quando avaliaram o produto educacional. Essa avaliação foi interpretada por meio da Análise de Conteúdo, o que evidenciou as opiniões e as sugestões dos participantes e resultou na conclusão de que o produto possui características de um jogo cooperativo e de que cumpre com o objetivo de ensinar estatística aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com uma adequada proposta pedagógica e metodológica. A intervenção levou à reflexão apresentada neste texto, tanto sobre jogos cooperativos, quanto sobre relações entre formação inicial e continuada de professores de matemática que podem ser motivadas por uma pesquisa de mestrado profissional.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661778
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