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Uma morfologia curricular da aritmética a ensinar nas escolas de aprendizes artífices
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Palavras-chave

História da educação matemática
História do ensino profissional-técnico
Currículo
Escolas de aprendizes artífices

Como Citar

BARBARESCO, Cleber Schaefer; COSTA, David Antonio da. Uma morfologia curricular da aritmética a ensinar nas escolas de aprendizes artífices. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667630. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667630. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar o Documento de Consolidação dos Dispositivos Concernentes às Escolas de Aprendizes Artífices como um documento prescritivo e curricular, a partir da indicação dos saberes aritméticos a ensinar. O referencial teórico metodológico utilizado mobiliza o conceito de saberes a ensinar. Com base neste ferramental, analisou-se a estrutura e organização para compreender os sentidos dos elementos postos neste documento. Em seguida, a partir da análise dos conteúdos aritméticos e sua disposição como elementos do Documento de Consolidação, buscou-se caracterizá-lo como um documento curricular. Como resultado da análise, concluiu-se que a fragmentação e organização dos conteúdos de aritmética conduzem para o desenvolvimento de uma aritmética a ensinar, dicotômica, de base teórica e prática, que podem ser caracterizados como elementos prescritivos que carregam a noção curricular.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667630
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