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A rubrica álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927)
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Palavras-chave

Legislação educacional
Matemática
Álgebra
Ensino primário

Como Citar

MESQUITA, Hairley Figueira; SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. A rubrica álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927). Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667877. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Delineia as rubricas matemáticas indicadas nos documentos oficiais do ensino primário capixaba, no período de 1854 a 1927, com o intuito de captar a presença ou ausência da Álgebra. Investiga os Relatórios dos Presidentes da Província; Regulamentos da Instrução Pública; Decretos Estaduais; Programas de Ensino, enfim, a Legislação Educacional vigente à época. Aponta, por meio da análise empreendida nessas fontes históricas, que a rubrica Álgebra, no ensino primário, tanto no período oitocentos quanto no republicanismo capixaba, não se consolidou como uma disciplina, haja vista ter sido indicada apenas no ano de 1892, com a reforma Moniz Freire, determinando além de aplicações fáceis, ser ministrada para meninos.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667877
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