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Os saberes matemáticos na formação do professor leigo
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Palavras-chave

Projeto Logos II
Saberes a ensinar
Saberes para ensinar
Professor leigo

Como Citar

COSTA, Reginaldo Rodrigues da; BEZERRA, Fabiane Aparecida de Almeida. Os saberes matemáticos na formação do professor leigo: o currículo do projeto LOGOS II. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667881. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar os saberes a e para ensinar matemática, presentes nos oito módulos de Didática da Matemática do Projeto Logos II que visava habilitar, no nível de 2º Grau, professores leigos que estavam atuando em algumas regiões do Brasil. A pesquisa foi orientada pela História Cultural, mobilizou os conceitos de saberes a e para ensinar de Hofstetter e Schneuwly (2017, 2003); de Valente (2017, 2017a, 2007, 2004).  Procuramos responder a seguinte questão: Quais saberes matemáticos e orientações metodológicas foram veiculados no Projeto Logos? Há indícios que nesse curso havia uma articulação entre os saberes a e para ensinar Matemática. Além disso, observamos uma interação de três tendências pedagógicas: formalista moderna, tecnicista e empírico-ativista. Ao que tudo indica, os professores tiveram contato com os saberes profissionais dando condições para realizar a tarefa de ensinar matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667881
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