Banner Portal
Mudanças na formação de professores de matemática
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação de professor
Professor de matemática
Educação matemática

Cómo citar

CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, p. 81–116, 2000. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646715. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudanças na figuras do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como referencial a teoria do pensador francês Michel Foucault, são trabalhados, em especial as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação,ética e culdado-de-si, como análise de discurso arqueo/genealógica de m corpus variado que abrange deste dados quantitativos e documentos formais até pequenas historias e pequenos casos orais.Os afeitos da ruptura se evidenciam na mudanças de status da Licenciatura e do licenciando, no interior da instituição.Na origem,estão novas formas de ver e fazer pesquisa a Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646715
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.