Banner Portal
Criatividade matemática com histórias em quadrinhos no primeiro ano do ensino fundamental
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))

Palabras clave

Literatura infantil
Ensino de matemática
Anos iniciais
Matemática criativa

Cómo citar

ELERT, Cristiane Winkel; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Criatividade matemática com histórias em quadrinhos no primeiro ano do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672190. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumen

O ensino da Matemática de forma criativa, a partir da literatura infantil, é o tema deste artigo, que busca analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 24 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos utilizados apresentam o ensino da Matemática através da literatura, especificamente das histórias em quadrinhos enquanto gênero textual para a criação e resolução de problemas pelos alunos, bem como a criatividade matemática nesse processo. Os resultados e análises se deram a partir da criação de seis tirinhas com situações-problema de adição (acrescentar e reunir) e subtração (retirar), e diferentes estratégias de resolução. Percebemos a criança como protagonista em um ambiente criativo e com domínio das habilidades matemáticas presentes nos registros gráficos, bem como a possibilidade da criatividade matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672190
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))

Citas

Boaler, J. (2018). Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso.

Boaler, J. (2020). Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso.

Cândido, P. T. (2001). Comunicação em matemática. In K. C. S. Smole & M. I. Diniz (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática (pp. 15-28). Porto Alegre: Artmed.

Costa, I. L., Silva, A. L., & Gontijo, C. H. (2021). Oficinas de criatividade em matemática: uma experiência nos anos iniciais. Zetetike, 29, e021010. https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661902.

Fonseca, M. G., & Gontijo, C. H. (2021). Estimulando a criatividade, motivação e desempenho em matemática: uma proposta para a sala de aula. Curitiba: CRV.

Gontijo, C.H. (2007). Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. (Tese de Doutorado em Psicologia). Brasília: Universidade de Brasília.

Gontijo, C. H., Carvalho, A. T., Fonseca, M. T., & Farias, M. P. (2019). Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Universidade de Brasília.

Nacarato, A.M., Mengali, B.L.S., & Passos, C.L.B. (2021). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprende (3 ed.). São Paulo: Autêntica.

Machado, N. J. (2011). Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua (6 ed.). São Paulo: Cortez.

Minayo, M. C.de S. (Org.). (2016). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Ramos, L. F. (2009). Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática.

Rangel, A. P. (2008). Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação.

Santos, F. C., & Campos, A. M. A. (2016). A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak.

Smole, K. C. S., Cândido, P. T., & Stancanelli, R. (1999). Matemática e literatura infantil (4ª ed.). Belo Horizonte: Lê.

Smole, K. C. S., Rocha, G. H. R., Cândido, P. T., & Stancanelli, R. (2001). Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil (4ª ed.). São Paulo: IME-USP.

Sousa, M. (1999). Tirinha 6493. In Espaço Educar, Muitas Tirinhas da Turma da Mônica para Colorir ou Preparar Atividades Diversas! Retirado em 31 de janeiro, 2023, de: https://www.espacoeducar.net/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Vergueiro, W. (2022a). Uso das HQS no ensino. In Â. Rama & W. Vergueiro(Orgs.), Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (4ª ed., pp. 7-29). São Paulo: Contexto.

Vergueiro, W. (2022b). A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In Â. Rama & W. Vergueiro (Orgs.), Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (4ª ed., pp. 31-64). São Paulo: Contexto.

Zilberman, R. (2003). A literatura infantil na escola (11ª ed.). São Paulo: Global.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Zetetiké

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.