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Escritas reflexivas de professores que ensinam matemática enquanto desenvolvem produtos educacionais, coletivamente
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Palavras-chave

Atividades de ensino
Observatório da Educação (OBEDUC)
Parcerias colaborativa
Oficial e dirigida
Política nacional de formação de professores

Como Citar

SOUSA, Maria do do Carmo de. Escritas reflexivas de professores que ensinam matemática enquanto desenvolvem produtos educacionais, coletivamente. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 43–58, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646528. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta escritas reflexivas de professores da Educação Básica que ensinam Matemática, decorrentes de sínteses individuais e coletivas feitas durante uma investigação qualitativa, do tipo participante e longitudinal, com metodologia de trabalho denominada parceria colaborativa, cuja temática se relacionou ao desenvolvimento de produtos educacionais. A partir de análise interpretativa definiram-se os eixos temáticos: dificuldades e questionamentos de professores sobre implementação curricular que desconsideram suas participações; definição do conceito de atividade de ensino; e questionamentos sobre verdades matemáticas apresentadas na formação de professores e o fazer docente. As escritas reflexivas permitiram compreender discursos pedagógicos norteadores das práticas escolares de professores, revelaram angústias que se manifestaram durante o processo de constituírem-se profissionais do ensino e problematizaram a organização do ensino que ministram. 

https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646528
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