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A combinatória em livros didáticos do ensino fundamental
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Palavras-chave

Livros didáticos
Combinatória
Ensino fundamental

Como Citar

SILVA, Monalisa Cardoso; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. A combinatória em livros didáticos do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 377–394, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646544. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646544. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo buscou analisar o trabalho com a Combinatória em livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental, à luz da Teoria dos Campos Conceituais e de algumas pesquisas sobre o assunto. Foi selecionada uma coleção de cada nível do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais – entre as aprovadas pelo PNLD 2013 e 2014, respectivamente.  Por meio do mapeamento de todas as atividades e do manual do professor, foi possível perceber que, embora os problemas combinatórios estejam presentes e ocorra uma boa variedade de representações simbólicas, é necessário explorar a percepção das propriedades invariantes envolvidas na Combinatória e as orientações específicas para que o docente, principalmente os dos anos iniciais, para os quais, de um modo geral, não existe uma formação aprofundada sobre esse conhecimento, trabalhe tal conhecimento de forma a propiciar ao aluno a construção e o desenvolvimento pleno desse conteúdo. 

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646544
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