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Desenhos e gráficos na produção de significados pelos alunos participantes de um curso de geometria analítica
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Palavras-chave

Geometria analítica
Desenhos
Semiótica
Produção de significados
Prática etnográfica

Como Citar

GOULART, Jany Santos Souza; DIAS, André Luís Mattedi. Desenhos e gráficos na produção de significados pelos alunos participantes de um curso de geometria analítica. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 121–154, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646601. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646601. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Este texto relata uma pesquisa com suporte na prática etnográfica, partindo da proposta e da argumentação de que a sala de aula se constitui em um universo cognitivo multicultural ou em uma microssociedade rica em produção de significados. E analisa  a forma como alunos e professor de uma turma do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA  concebem, em aulas de geometria analítica, aspectos relativos à aquisição, à construção e à interpretação dos sentidos ou significados ali produzidos ou expostos. Utilizam-se observações em que o pesquisador se coloca em uma posição de estranhamento e de busca pela imparcialidade. Admite-se que as representações gráficas carregam fatores psicológicos, sociológicos, esquemas perceptivos, cognitivos e afetivos específicos  e que os fatores sociais e culturais estão diretamente relacionados às múltiplas interpretações acerca de um ente geométrico, matemático e simbólico.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646601
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