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Avaliação escrita de matemática: em busca de explicação
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Palavras-chave

Matemática
Operatoriedade
Criatividade
Psicomotricidade

Como Citar

FINI, Lucila D. T.; OLIVEIRA, Gislene C.; SISTO, Fermino Fernandes; SOUZA, Maria Thereza C. C.; BRENELLI, Rosely Palermo. Avaliação escrita de matemática: em busca de explicação. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 25–43, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646737. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O propósito deste trabalho foi investigar quais variáveis afetam o desempenho em matemática de 30 crianças de segunda série, da escola pública. A prova de matemática utilizada contou de 12 exercícios sendo computados os erros de adição, subtração, multiplicação, divisão, entendimento do problema e em branco. As variáveis cognitivas foram: a – tendência à operatória (avaliada por meio de seis provas); b – tendência à criatividade (duas provas de possíveis); c – psicomotricidade (six aspects); d – compreensão de leitura; e – leitura; e f – leitura + compreensão de leitura. Os resultados mostram que os erros nas tarefas de matemática podem ser explicado por leitura e compreensão, leitura, compreensão e psicomotricidade. Entretanto o que melhor explica é a leitura + compreensão. As análises sugerem que o desempenho em matemática, avaliado por meio de prova escrita, é afetado pelas dificuldades de leitura. Tendência operatória e tendência criativa (possíveis) não explicaram qualquer diferença no desempenho em matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646737
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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