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Matemática, cultura e poder
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Palavras-chave

Ensino de matemática
Cultura e poder

Como Citar

FASHEH, Munir. Matemática, cultura e poder. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 9–30, 1998. DOI: 10.20396/zet.v6i9.8646805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646805. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo lida com a interação no ensino de matemática, de um lado, padrões culturais predominantes de crenças, pensamentos e comportamento de outro, especialmente em países do Terceiro Mundo. O artigo aponta para a importância da cultura ao influenciar o modo pelo qual as pessoas vêem coisas e entendem conceitos, e para a importância do uso de fontes culturais, sociais e experiências pessoais para fazer o ensino de matemática mais efetivo e significativo, como também para os modos pelos quais a matemática pode ser usada para lidar com alguns pontos fracos da própria cultura e sociedade. Além disso, o artigo ressalta o conflito que normalmente ocorre entre as autoridades existentes e o ensino da matemática, quando esta última é ensinada de forma a desenvolver o pensamento crítico, a auto-expressão e o entendimento cultural e social. A região em consideração é a margem oeste do rio Jordão (a leste da Palestina), onde vivi os meus anos escolares e, por mais de quinze anos, como professo de matemática e educador.

https://doi.org/10.20396/zet.v6i9.8646805
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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