Banner Portal
De aluno a professor: a redescoberta da escola
PDF

Palavras-chave

Educação
Professor
Aluno

Como Citar

SAMPAIO, Fausto Arnaud. De aluno a professor: a redescoberta da escola. Zetetike, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 51–54, 1993. DOI: 10.20396/zet.v1i1.8646826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646826. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Uma descida em passos lentos, trêmulos de dúvidas, sob o sol do meio dia, forte, sufocante como o curto trajeto, ora interminável. A sensação do tempo parece dilatar-se, ao imaginar outros alunos em igual circunstância, a formular as mesmas perguntas e depois comparar as impressões com aquelas comunicadas por estudantes veteranos. Como será minha professora? Brava? Bonita? Será que grita como a do meu irmão? Quantos alunos seremos na sala de aula? O suor vai pingar do meu rosto, de nervosismo, se a professora  falar comigo? Ela vai me deixar ir ao banheiro?...

https://doi.org/10.20396/zet.v1i1.8646826
PDF

Referências

CASTRO, Amélia Domingues de. Ensino de matemática e ciências: produção e comunicação de pesquisas. Revista: Educação e Matemática. São Paulo: Ed. Módulos, (n°1) jun-ago/1978. P.66-72.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan (coord.). O ensino de ciências e matemática na América Latina. CAMPINAS: Papirus/UNICAMP, 1984.

FIORENTINI, Dario. Onde se escondem as pesquisas em Educação Matemática?. In: Boletim SBEM-SP. 6(1): 7-9. São Paulo: SBEM-SP, jan-mar/1992.

MARTINEZ, Eduardo Mancera. Investigación y educación matemática. Rev.: Educación Matemática. México: Grupo Editorial Iberoámerica. 2(1): 10-20. 1990.

ZDM, Zentraiblatt fur Didaktik der Mathematik. Fachinformation szentrum Karisfuche. 1987.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.