Banner Portal
O verticalismo vai à escola
PDF

Palavras-chave

Avaliação da universidade
Mitologias
Semiologia
Estruturalismo
Ideologia
Foucault
Zizek
Barthes

Como Citar

BALDINO, Roberto Ribeiro. O verticalismo vai à escola. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 107–130, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i8.8646850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646850. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo polemiza sobre um panfleto referente à avaliação do ensino na universidade. Estabelece um quadro inicial a partir do conceito de mito de Roland Barthes.O panfleto é lido e discutido segundo as três maneiras de ler o mito: recebendo seu impacto, decifrando-o pela leitura sintomal e prolongando-o pela leitura literal. O artigo termina com uma crítica à idéia de que a análise estruturalista tenha efeito político paralisante e coloca questões pertinentes à avaliação da universidade no quadro da defesa do ensino público gratuito e de qualidade.


https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646850
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.