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O medir de crianças pré-escolares
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Palavras-chave

Ações de medir
Interações
Pré-escola
Metodologia de pesquisa

Como Citar

MOURA, Anna Regina Lanner de; LORENZATO, Sergio. O medir de crianças pré-escolares. Zetetike, Campinas, SP, v. 9, n. 1-2, p. 7–42, 2000. DOI: 10.20396/zet.v9i15-16.8646932. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646932. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho consiste numa reflexão retrospectiva sobre a pesquisa de doutorado que estudou as ações de medir de crianças pré-escolares, em situações interativas de ensino, ao resolverem situações-problema que envolvem a necessidade de medir o espaço unidimensional. A metodologia fundamentou-se numa perspectiva de análise qualitativa das noções manifestas em episódios de ensino, transcritos de registros videográficos do desenvolvimento das atividades de pesquisa. Para a elaboração destas, considerou-se a gênese da medida unidimensional e para a análise interpretativa, aspectos matemáticos e educacionais com enfoque na teoria sócio-histórica.Da análise dos episódios, ficou evidenciado como as crianças elaboram os três aspectos constitutivos da idéia da medida: a seleção da unidade de medida, a comparação da unidade com a grandeza a ser medida e a expressão numérica da comparação. Considerou-se que o enfoque metodológico assumido permitiu uma análise em profundidade das ações de medir das crianças da pesquisa, da qual decorrem contribuições para a prática pedagógica pré-escolar.
https://doi.org/10.20396/zet.v9i15-16.8646932
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