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O que há de concreto no ensino da matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Psicologia da educação
Representação social da matemática

Como Citar

MAIA, Lícia de Souza Leão. O que há de concreto no ensino da matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 9, n. 1-2, p. 77–98, 2001. DOI: 10.20396/zet.v9i15-16.8646934. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646934. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Propomos discutir a dimensão concreta do ensino da matemática, defendida por aqueles que aspiram à melhoria da qualidade do ensino desta disciplina. Tal problemática será abordada a partir de um estudo sobre a relação entre dois tipos de matemática: uma abstrata e outra concreta. Podemos falar em matemática concreta quando, na sua essência, a ciência matemática é um construto mental, no sentido dado por Piaget à Ação do Homem sobre o mundo? Propomos discutir que elementos do conhecimento de senso comum justificam tal diferenciação. Adotando a teoria das representações sociais como referencial teórico, analisamos as representações sociais de professores sobre a matemática. 127 professores foram interrogados. O que deve ser visto como concreto no ensino da matemática não se refere ao saber matemático, propriamente dito, e sim às situações utilizadas pelo professor em sala de aula.
https://doi.org/10.20396/zet.v9i15-16.8646934
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Referências

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