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Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino
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Palavras-chave

Crenças e valores
Filosofias pessoais
Formação de professores das séries iniciais
Ensino de matemática

Como Citar

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetike, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 9–34, 2004. DOI: 10.20396/zet.v12i21.8646963. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646963. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo buscou discutir as filosofias pessoais que os graduandos em Pedagogia trazem de sua formação matemática na Educação Básica e compreender como elas interferem nas relações que estabelecem com essa ciência e o seu ensino. Participaram do estudo 157 sujeitos, de três diferentes instituições de ensino superior de campi localizados em quatro cidades paulistas. O instrumento utilizado foi a discussão de um caso de ensino. A análise se centrou em: 1) a identificação ou não das idéias matemáticas presentes nas estratégias utilizadas no caso de ensino; 2) as filosofias pessoais dos graduandos frente à matemática e ao seu ensino e à educação de forma mais ampla. A maioria dos graduandos limitou-se a descrever os procedimentos utilizados pelos alunos no caso proposto, relegando a questão conceitual para um plano secundário e encontrou dificuldades em se colocar no lugar da professora, além de revelar uma visão dualista do ensino de matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v12i21.8646963
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Referências

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