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Matemática escolar: conceitos no cotidiano da vida profissional
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Palavras-chave

Conceitos científicos e cotidianos. Matemática escolar. Educação e trabalho.

Como Citar

FERREIRA, Luiz Rene. Matemática escolar: conceitos no cotidiano da vida profissional. Zetetike, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 121–136, 2009. DOI: 10.20396/zet.v14i26.8647009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647009. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Durante nossa vida escolar, acadêmica e profissional, sempre ouvimos comentários, rumores e questionamentos acerca da matemática. Também percebemos estudantes e professores insatisfeitos com as formas, as relações e os métodos adotados nas escolas e nas universidades para administrar a referida disciplina. Sabemos da importância da matemática, sem jamais pensarmos na sua supressão. Desde há muito, as cobranças sempre ocorreram, objetivando compreendê-la como forma de modelagem da vida real, gerada da necessidade de sobrevivência do cotidiano com ligações intrínsecas ao trabalho. Isso então levou algumas correntes teóricas a questionar a validade da matemática escolar no cotidiano profissional. Este artigo relata nossa experiência vivida com alguns trabalhadores de uma indústria química em que, numa pesquisa de forma exploratória e de caráter qualitativo, fomos em busca de algumas respostas e confirmações das manifestações, pensamentos e procedimentos matemáticos como componentes de uma identidade de bem-estar profissional. Percebemos que, no momento em que o trabalhador se apropria das significações dos conceitos cotidianos em função das suas necessidades imediatas de sobrevivência e permanência no trabalho, ele desperta para necessidades superiores, como a ampliação dos conhecimentos para o crescimento profissional, pessoal e o reconhecimento. Esses novos objetivos são buscados por meio da escola e da universidade, que lhes dão o status da cientificidade.
https://doi.org/10.20396/zet.v14i26.8647009
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