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Identidade profissional de futuros professores de matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores de matemática
Identidade profissional
Comunicação escrita

Como Citar

RODRIGUES, Paulo Henrique; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade profissional de futuros professores de matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020025, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8654512. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654512. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos do autoconhecimento mobilizados por futuros professores no Vaivém, no que diz respeito ao movimento de constituição de sua Identidade Profissional (IP). O vaivém é um instrumento de comunicação escrita entre formador e (futuro) professor em formação. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, sobre os vaivéns produzidos por futuros professores em duas disciplinas (ministradas no terceiro e no quarto ano) de um curso de Matemática – Licenciatura. Foi possível observar que o vaivém se configurou como uma oportunidade de os futuros professores analisarem acerca de elementos pessoais e profissionais de modo articulado, de entenderem suas ações como estudantes e professores, de refletirem sobre suas próprias escolhas e desejos profissionais e de pensarem em seu futuro profissional. Tais reflexões e análises foram apoiadas no fato de o vaivém ser interativo, questionador, temporal e problematizar toda produção escrita dos futuros professores. Nessa direção, o vaivém se revela como um potencial instrumento para analisar aspectos do movimento de constituição da IP de futuros professores de Matemática, principalmente quanto a uma de suas dimensões: autoconhecimento.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8654512
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