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Raciocínio covariacional em cálculo
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Palavras-chave

Ensino de matemática
Tarefas matemáticas
Raciocínio covariacional
Ensino de cálculo diferencial e integral

Como Citar

GONÇALVES, William José; TREVISAN, André Luis; SILVA, Daniel Daré Luziano da; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020026, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656038. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656038. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Visto que analisar de forma coordenada as variações de duas grandezas interdependentes (raciocínio covariacional – RC) é um aspecto central da aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, discutimos habilidades do RC mobilizadas durante discussões matemáticas desencadeadas pelo trabalho com tarefas. Realizamos uma investigação qualitativa, de cunho interpretativo, a partir de recortes da produção escrita e trechos de diálogos de um grupo de estudantes de Engenharia que cursaram essa disciplina, no trabalho com uma tarefa envolvendo uma garrafa que enche. A tarefa possibilitou a exploração de habilidades como: constituir quantidades e raciocinar sobre seu processo de medição; imaginar quantidades variando continuamente; coordenar pares de quantidades que variam juntas (tempo, altura, volume e raio). Além disso, os estudantes foram capazes de estabelecer uma relação entre a altura e o volume, construindo uma representação na qual a inversão na concavidade do gráfico mostrou compreensão da existência de uma mudança na taxa de variação nessa situação.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656038
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