Banner Portal
O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Jogo pedagógico
Ensino de probabilidade
Ensino fundamental
Base nacional comum curricular

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; BARBOSA, Nilceia Datori. O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostral. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656609. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as tarefas elaboradas para um jogo pedagógico relacionadas ao conceito de espaço amostral segundo a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, proposta curricular brasileira no que diz respeito aos conteúdos e habilidades a serem trabalhados na unidade temática “Estatística e Probabilidade” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, elaboramos cartas Perguntas (?) para o jogo, que são tarefas baseadas em situações problemas cujo objetivo é favorecer a apreensão do conhecimento probabilístico. Mostrou-se a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico baseado em jogos e resolução de problemas que envolva conteúdos probabilísticos, criando um recurso que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656609
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Alsina, A. (2011). Desarrollo de competencias matemáticas con recursos lúdico-manipulativos para niños y niñas de 6 a 12 años. Madrid: Narcea Ediciones.

Batanero, C. & Godino, J. D. (2002). Estocástica y su didáctica para maestros. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada. Disponível em: https://www.ugr.es/~jgodino/edumaat-maestros/manual/6_Estocastica.pdf

Bennett, D. J. (2003) Aleatoriedade. Trad. de W. Barcellos. São Paulo: Martins Fontes.

Borba, R. E. S. R. (2017). Crianças de Anos Iniciais Levantando Espaços Amostrais: Relações Entre Pensamentos Combinatório e Probabilístico. JIEEM, 10(2), 86-92.

Bracho, R., Mas, A., Jiménez, N. & García, T. (2011). Formación del profesorado en el uso de materiales manipulativos para el desarrollo del sentido numérico. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 28, 41-60.

Bussab, W. O. & Morettin, P. A. (2004). Estatística básica. 5.ed. São Paulo: Saraiva.

Campos, T. M. M. & Carvalho, J. I. F. (2016). Probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica: contribuições de um programa de ensino. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 7(1), 1-18.

Castro, J. A. (2007). Vinheta histórica Karl Pearson: Sesquicentenário de seu nascimento. Vittalle, 19(2), 7-9.

Chamoso, J. M., Durán, J., García, J., Martín; J. & Rodríguez, M. (2004). Análisis y experimentación de juegos como instrumentos para enseñar matemáticas. SUMAA - Revista para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas, 47, 47-58.

Chernoff, E. (2009). Sample space partitions: An investigative lens. Journal of Mathematical Behavior, 28, 19–29.

Chevallard, Y. (1999). L’analise des pratiques enseignantes en théorie antropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. La Pensée Sauvage-Editions, 19(2), 221-265.

Chevallard, Y., Bosch, M. & Gascón, J. (2001). Estudar Matemáticas: O Elo Perdido entre o Ensino e a Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

Cobb, P., Confrey, J., Disessa, A., Lehrer, R. & Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(1), 9-13.

Corbalán, F. (2002). Juegos matemáticos para secundaria y bachillerato. Madrid: Síntesis.

Coutinho, C. Q. S. (1994). Introdução ao Conceito de Probabilidade por uma Visão Frequentista. Dissertação de Mestrado em Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil. Retirado em 15 de março, 2020, de https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11159/1/dissertacao_cileda_coutinho.pdf.

Coutinho, C. Q. S. (2001). Introduction aux situations aléatoires dès le Collège: de la modélisation à la simulation d’expériences de Bernoulli dans l’environnement informatique Cabri-géomètre II. Tese de Doutorado em Didática da Matemática, Université Joseph Fourier, Grenoble I. Retirado em 15 de março, 2020, de https://ardm.eu/autres-manifestations-publications/theses-hdr/introduction-aux-situations-aleatoires-des-le-college-de-la-modelisation-a-la-simulation-dexperiences-de-bernoulli-dans-lenvironnement-informatique-cabri-geometre-ii/.

Edo, M., Deulofeu, J. & Badillo, E. (2007). Juego y matemáticas: Un taller para el desarrollo de estrategias en la escuela. In Berenguer, M. I. et al. (Eds.), Actas de las 13 Jornadas para el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas, Granada: Publicaciones FESPM.

Everitt, B. S. (1999). Chance rules: An informal guide to probability, risk, and statistics. New York: Copernicus/Springer-Verlag.

Florez, R. O. & Vivás, M. G. (2007). La formación como principio y fin de la acción pedagógica. Revista educación y pedagogía, 19(47), 165-173.

Gal, I. (2005). Towards' probability literacy for all citizens. In Jones, G. A. (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 39-63). USA: Springer.

Góngora, L. C. V. (2011). Alternativas didácticas para enseñar probabilidad. Anais da 13 Conferência Interamericana de Educación Matemática - CIAEM-IACME. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Grando, R. C. (2004). O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus.

Hernández, H. M., Kataoka, V. Y. & Silva, M. (2010). El uso de los juegos para la promoción del razonamiento probabilístico. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 24, 69-83.

Keren, G. (1984). On the importance of identifying the ‘correct’ problem space. Cognition, 16, 121–128.

Londoño, E. (2010). Desentrañando la lógica interna del constructivismo social de Vygotsky. (Pensamiento), (palabra) y obra, 4(4), 76-82.

Lopes, C. A. E. & Meirelles, E. (2005). Estocástica nas séries iniciais. Anais do 18 Encontro Regional de Professores de Matemática. Retirado em 15 de março, 2020, de https://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc02_b.pdf

Magalhães, M. N. & Lima, A. C. P. (2005). Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo: EDUSP.

Malaspina, U. (2012). El rincón de los problemas. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 23, 191-200.

Meyer, P. L. (1982). Probabilidade Aplicações a Estatística. Rio de Janeiro: LTC.

Ministério da Educação (MEC). (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, dez. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomuma.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf

Nunes, T. & Bryant, P. (2012). Children’s understanding of probability: a literature review (full report). London: Nuffield Foundation. Disponível em: https://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf

Nunes, T., Bryant, P., Evans, D., Gottardis, L. & Terlektsi, M. Teaching primary school children about probability. Teacher handbook. Departamento de Educação, Universidade de Oxford, 2015.

Pinheiro, J. I., Cunha, S. B., Carvajal, S. & Gomes, G. C. (2015). Estatística Básica: a arte de trabalhar com dados. Rio de Janeiro: Elsevier.

Rosário, M. F. (2009). 120 anos do nascimento do cientista R. A. Fisher (1890-2010). Rev. Bras. Biomédica, 27(4), 659-672.

Secretaria de Educação Básica (SEB). (2014). Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB.

Torra, M. (2016). Más material manipulable para enseñar matemáticas en educación infantil. Revista Educación matemática en la infancia, 5(1), 59-64.

Torres, M. (2001). El juego en el aula: una experiencia de perfeccionamiento docente en Matemática a nivel institucional. SUMAA - Revista para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas, 38, 23-29.

Van de Walle, J. A. (2009). Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed.

Vásquez, C. & Alsina, A. (2014). Enseñanza de la probabilidad en educación primaria. Un desafío para la formación inicial y continua del profesorado. Números, revista de didáctica de las matemáticas, 85, 5-23.

Villarroel, S. & Sgreccia, N. (2012). Enseñanza de la geometría en secundaria. Caracterización de materiales didácticos concretos y habilidades geométricas. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 29, 59-84.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.