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Transcendência e o aprender a aprender
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Palavras-chave

Educação estatística

Como Citar

CORREA, Alessandra de Abreu; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Transcendência e o aprender a aprender: indicadores transdisciplinares voltados a educação estatística . Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020014, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8657037. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657037. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo é parte integrante de um estudo de doutoramento realizado sobre as articulações existentes entre os elementos transdisciplinares e as práticas docentes relacionadas ao ensino de Estatística nos anos finais do ensino fundamental. Buscou-se descrever e analisar as possíveis aproximações entre a Educação Estatística e os estudos transdisciplinares, compreendendo suas potencialidades nas práticas mobilizadas pelos docentes. As análises emergiram das concepções docentes que foram evidenciadas, na entrevista episódica, respondida por duas participantes graduadas em Matemática da cidade de Canela/RS. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva, sendo uma abordagem qualitativa e compreensiva. As conclusões apontam que existem vínculos entre os indicadores de transdisciplinaridade e as práticas docentes que perpassam a dimensão profissional e alcançam uma atitude transdisciplinar que pode ocorrer por meio da transcendência e o aprender a aprender.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657037
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