Banner Portal
Sentido numérico em crianças
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Sentido numérico
Significados dos números
Magnitude relativa dos dígitos
Sequência numérica

Como Citar

SPINILLO, Alina Galvão; CORREA, Jane; CRUZ, Maria Soraia Silva. Sentido numérico em crianças: significado dos números, magnitude relativa e sequência numérica. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021023, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8660951. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660951. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo examinou, em uma perspectiva de desenvolvimento, três indicadores de sentido numérico: significado dos números, magnitude relativa dos dígitos em números e distância entre números na sequência numérica. Cinquenta crianças alunas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental realizaram três tarefas, cada uma relativa a um desses indicadores. Utilizou-se a Análise de Agrupamentos para definir o perfil dos participantes quanto ao conhecimento que apresentavam sobre números que foram divididos em dois grupos: crianças com um bom domínio e aquelas com um domínio limitado. As crianças mais habilidosas tiveram um melhor desempenho do que as menos habilidosas em atribuir significado aos números e em relação à noção da magnitude relativa dos dígitos em números. Contudo, atribuir significado aos números foi a tarefa mais difícil para os participantes de ambos os perfis. O papel desempenhado pelas experiências formais e informais no conhecimento matemático de crianças é enfatizado.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8660951
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Akkaya, R. (2016). An investigation into the number sense performance of secondary school students in Turkey. Journal of Education and Training Studies, 4(2), 113–123. DOI: http://dx.doi.org/10.11114/jets.v4i2.1145

Berch, D. B. (2005). Making sense of number sense: Implications for children with mathematical disabilities. Journal of Learning Disabilies, 38(4), 333-339. DOI: https://doi.org/10.1177/00222194050380040901

Barth, H. C., & Paladino, A. M. (2011). The Development of Numerical Estimation: Evidence against a representational shift. Developmental Science, 14, 125-135. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2010.00962.x

Booth, J. L., & Siegler, R. S. (2008). Numerical magnitude representations influence arithmetic learning. Child Development, 79(4), 1016–1031. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2008.01173.x

Bütüner, S. Ö. (2018) Comparing the use of number sense strategies based on student achievement levels. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 49(6), 824-855. DOI: https://doi.org/10.1080/0020739X.2017.1410738

Cankaya, O., & LeFevre, J.-A. (2016). The home numeracy environment: What do cross-cultural comparisons tell us about how to scaffold young children's mathematical skills? In B. Blevins-Knabe & A. M. B. Austin (Eds.), Early childhood mathematics skill development in the home environment (pp. 87–104). Springer International Publishing. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-43974-7_6

Castro, J. P., & Rodrigues, M. (2009). O sentido de número no início da aprendizagem. In J. Brocardo, L. Serrazina & I. Rocha (Eds.), O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 117-133). Lisboa: Escolar Editora.

Cebola, G. (2007). Do número ao sentido do número. In J. P. PONTE et al. (Eds.), Atividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores (pp. 223-239). Lisboa: Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Cekirdekci, S., Sengul, S., & Dogan, C. (2016). Examining the relationship between number sense and mathematics achievement of the 4th grade students. New World Sciences Academy, 11(4), 48–66. DOI: https://doi.org/10.12739/NWSA.2016.11.4.E0028

Corso, L. V., & Dorneles, B. V. (2010). Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, 27(83), 298-309.

Duro, M. L., & Dorneles, B. V. (2019). Estimativa numérica de quantidades: um estudo de comparação entre crianças e adultos. Educação e Pesquisa, 45, 1-20. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945193407

Fuson, K. C. (1988). Children's counting and concept of number. New York: Springer Verlag. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-835X.1988.tb01118.x

Fuson, K. C. (1991). Relations entre comptage et cardinalitè chez lês enfants de 2 à 8 ans. In J. Bideau, C. Meljac & J. P. Fisher (Eds.), Les chemins du nombre (pp. 159-179). Lille: Presses Universitaires de Lille.

Gelman, R., & Gallistel, C. R. (1978). The child's understanding of number. Cambridge: Harvard University Press.

Godino, J. D., Font, V., Konic, P., & Wilhem, M. R. (2009). El sentido numérico como articulación flexible de los significados parciales de los números. In J.M. Cardeñoso & M. Peñas (Eds.), Investigación en el aula de matemáticas. Sentido numérico (pp. 117-184). Granada: SAEM.

Greeno, J. G. (1991). Number sense as situated knowing in a conceptual domain. Journal of Research in Mathematics Education, 23(3), 170-218. DOI: https://doi.org/10.2307/749074

Howden, H. (1989). Teaching number sense. Arithmetic Teacher, 36(6), 6-11.

İymen, E., & Paksu, A. D. (2015). Analysis of 8th grade students’ number sense related to the exponents in terms of number sense components. Education and Science, 40(177), 109–125. DOI: http://dx.doi.org/10.15390/EB.2015.2710

Jordan, N. C., Glutting, J., & Ramineni, C. (2010). The importance of number sense to mathematics achievement in first and third grades. Learn and Individual Differences, 20(2), 82–88. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2009.07.004

Jordan, N. C., Kaplan, D., Olah, L., & Locuniak, M. (2006). Number Sense growth in kindergarten: A longitudinal investigation of children at risk for mathematics difficulties. Child Development, 77(1), 153-175. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2006.00862.x

Kaminski, E. (2002). Promoting mathematical understanding: Number sense in action. Mathematics Education Research Journal, 14(2), 133-149.

Lerner, D., & Sadovsky, P. (1996). O sistema de numeração: um problema didático. In C. Parra & I. SAIZ (Eds..), Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas (pp. 73-155). Porto Alegre: Artmed.

Maghfirah, M., & Mahmudi, A. (2018). Number sense: the result of mathematical experience. Conf. Series: Journal of Physics: Conference Series, 1097:012141. DOI: https://doi.org/10.1088/1742-65961097/1/012141

McIntosh, A., Reys, B. J., & Reys, R. E. (1992). A proposed framework for examining basic number sense. For the Learning of Mathematics, 12(3), 2-44.

Mohamed, M., & Johnny, J. (2010). Investigating number sense among students. Procedia Social and Behavioral Sciences, 8, 317-324. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.12.044

Nunes, T., & Bryant, P. (2007). Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas.

Okamoto, Y., & Case, R. (1996). Exploring the Microstructure of children’s central conceptual structures in the domain of number. Monographs of the Society for Research in Child Development, 61, 27-59. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5834.1996.tb00536.x

Piaget, J., & Inhelder, B. (1983). Gênese das estruturas lógicas elementares. Rio de Janeiro: Ed. Zahar.

Reys, B. J. (1989). Conference on number sense: Reflections. In J. T. Sowder & B. P. Schapelle (Eds.), Establishing foundations for research on number sense and related topics: report of a conference (pp. 70-73). San Diego: Diego State University Center for Research in Mathematics and Science Education.

Sanchez Júnior, S. L., & Blanco, M. B. (2018). O desenvolvimento da cognição numérica: compreensão necessária para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil. Revista Thema, 15(1), 241-254. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.241-254.805

Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2021). Number sense and flexibility of calculation: a common focus on number relations. In A. G. Spinillo, Lautert, S. L. & Borba, R. E. S. R. (Eds.), Mathematical reasoning of children and adults: teaching and learning from an interdisciplinary perspective (pp. 19-40).Chaim: Springer.

Siegler, R. S. (2016). Magnitude knowledge: the common core of numerical development. Developmental Science, 19(3), 341-361. DOI: https://doi.org/10.1111/desc.12395

Siegler, R. S., & Braithwaite, D. (2017). Numerical Development. Annual Review of Psychology, 68, 187-213. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010416-044101

Silva, P. A., & Santos, F. H. (2011). Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(2), 169-177. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003

Spinillo, A. G. (2006). O Sentido de Número e sua Importância na Educação Matemática. M. R. F. de Brito, (Org.). Soluções de Problemas e a Matemática Escolar (pp. 83- 111). Campinas: Alínea.

Spinillo, A. G. (2014). Usos e Funções do Número em Situações do Cotidiano. Quantificação, Registros e Agrupamentos (pp.20-29). Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – SEB, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, Brasília.

Spinillo, A. G. (2018). Number sense in elementary school children: the uses and meanings given to numbers in different investigative situations. Em G. Kaiser et al. (Eds.), Invited Lectures form the 13th International Congress on Mathematical Education (pp. 639–650). Cham: Springer.

Sowder, J. A. (1995). Compreensão de número na escola de primeiro grau. In L. Meira & Spinillo, A. G. (Eds.), Anais da І Semana de Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, p.19-27.

Sowder, J. T., & Shappelle, B. P. (1989). Establishing foundations for research on number sense and related topics: report of a conference. San Diego: Diego State University Center for Research in Mathematics and Science Education.

Thompson, C. A., & Opfer, J. E. (2010). How 15 hundred is like 15 cherries: effect of progressive alignment on representational changes in numerical cognition. Child Development, 81(6), 1768-1786. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01509.x

Tracanella, A. T., & Bianchini, B. L. (2017). O número zero e o valor posicional no sistema de numeração decimal: um estudo sobre a construção do conhecimento dos alunos. Revista Produção Discente Educação Matemática, 6(2), 65-77.

White, S.L.J., Szucs, D., & Soltesz, F. (2012). Symbolic number: the integration of magnitude and spatial representations in children aged 6 to 8 years. Frontiers in Psychology, 2(392), 1-11. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2011.00392

Whyte, J. C., & Bull, R. (2008). Number games, magnitude representation, and basic number skills in preschoolers. Developmental Psychology, 44, 588–596. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.44.2.588

Woods, D. M., Geller, L. K., & Basaraba, D. (2018). Number Sense on the Number Line. Intervention in School and Clinic, 53(4), 229-236. DOI: https://doi.org/10.1177/1053451217712971

Yang, D-C., & Hsu, C-J. (2009). Teaching number sense for 6th graders in Taiwan. International Electronic Journal of Mathematics Education, 4(2), 92–108.

Yang, D-C., Hsu, C-J., & Huang, M-C. (2004). A study of teaching and learning number sense for sixth grade students in Taiwan. International Journal of Science and Mathematics. Education, 2(3), 407-430.

Yang, D-C., Li, M-N., & Lin, C-I. (2008). A study of the performance of 5th graders in number sense and its relationship to achievement in mathematics. International Journal of Science and Mathematics Education, 6(4), 789-807. DOI: https://doi.org/10.1007/S10763-007-9100-0

Yang, D-C., & Lin, Y-C. (2015). Assessing 10 to 11-year-old children's performance and misconceptions in number sense using a four-tier diagnostic test. Educational Research, 57(4), 368–388. DOI: https://doi.org/10.1080/00131881.2015.1085235

Yang, D-C., & Wu, W-R. (2010). The study of number sense: Realistic activities integrated into third-grade math classes in Taiwan. The Journal of Educational Research, 103(6), 379-392. DOI: https://doi.org/10.1080/00220670903383010

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.