Banner Portal
Um, dois, três
INGLÊS
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores
Ensino fundamental

Como Citar

ALENCAR, Edvonete Souza de; DIAZ-LEVICOY, Danilo; SOARES, Maria Rosana. Um, dois, três: o conhecimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o sistema de numeração decimal. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021030, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661779. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661779. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Nos últimos anos, muitas têm sido as discussões a respeito da formação de professores, principalmente no que tange sobre a formação continuada. Assim, este artigo apresenta dados parciais do projeto “Criação de histórias de Literatura infantil para o ensino de Matemática” e traz uma análise da formação continuada com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar o conhecimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de criação de uma história para o ensino do sistema de numeração decimal. Utilizamos como metodologia o Design Experiment e o referencial teórico utilizado para a análise foi o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge - MTSK. De modo geral, identificamos que o processo formativo para a criação de histórias promove a reflexão dos docentes, principalmente em relação ao domínio do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661779
INGLÊS
PORTUGUÊS

Referências

Alencar, E. S. (2019), Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. Belém: Editora Twee

Alencar, E. S., & Silva, R. J. (2017). A Literatura Infantil na Educação Matemática inclusiva. Educação Matemática em Revista-RS, 3(18), 68–74.

Brasil (1997). Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais de matemática. Brasilia: MEC/SEB.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Versão preliminar. Brasília: MEC/SEB.

Carrillo-Yañez, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L.C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., …, & Muñoz-Catalán, M.C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236–253. DOI: 10.1080/14794802.2018.1479981

Carey, D. A. (1992). The Patchwork Quilt: A Context for Problem Solving. Arithmetic Teacher, 40(4), 199–203.

Cobb, P., Confrey, J., Di Sessa, A., Lehrer, R., E., & Schauble, L. (2003). Experimentos de design em pesquisa educacional. Pesquisador Educacional, 32(1), 9–3.

Galperin, C. (2013). Os desafios da escola pública do Paraná na perspectiva da professora PDE. Literatura e Inclusão Infantil. Curitiba. SEED-PR.

Flevares, L. M., & Schiff, J. R. (2014). Learning mathematics in two dimensions: A review and look ahead at teaching and learning early childhood mathematics with children’s literature. Frontiers in Psychology, 5, 1–12.

Hong, H. (1996). Effects of mathematics learning through children’s literature on math achievement and dispositional outcomes. Early Childhood Research Quarterly, 11(4), 477–494.

Kim, K. H., & Jung, Y. C. (2009). Apostando com o monstro. São Paulo. Editora Callis.

Kliman, M. (1993). Integrating mathematics and literature in the elementary classroom. Arithmetic Teacher, 40(6), 318–322.

Nurnberger-Haag, J., Alexander, A. N., & Powell, S. R. (2021). What counts in number books? A content-domain specific typology to evaluate children’s books for mathematics. Mathematical Thinking and Learning, 23(2), 145–169.

Ribeiro, M., Mamore, J.E., & Alencar, E.S. (2019). Lente teórica: mathematics teacher’s specialised knowledge – Mtsk. In E.S. Alencar (Ed.), Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores (pp.49-64). Belém: Editora Twee.

Silva, A. C. (2012). Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Ciências & Cognição, 17(1), 37-57.

Toor, A., & Mgombelo J. (2015). Teaching mathematics through storytelling: Engaging the ’being’ of a student in mathematics. In K. Krainer, & N. Vondrová (Eds.) Proceedings of the Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 3276-3282). Prague: Charles University.

Turkel, S., & Newman, C.M. (1988). What’s your number? developing number sense. Arithmetic Teacher, 35(6), 53–58.

Van Den Heuvel-Panhuizen, M., & Elia, I. (2012). Developing a framework for the evaluation of picturebooks that support kindergartners’ learning of mathematics. Research in Mathematics Education, 14, 17–47. DOI: 10.1080/14794802.2012.657437.

Zacarias, E., & Moro, M. L. F. (2005). A matemática das crianças jovens e literatura infantil. Educar, 25, 275–299.

Zazkis, R., & Liljedahl, P. (2009). Teaching Mathematics as Storytelling. Rotterdam/Taipei: Sense Publishers.

Welchman-Tischler, R. (1992). How To Use Children’s Literature To Teach Mathematics. Reston: NCTM.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.