Banner Portal
Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de matemática
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

TPACK
Formação inicial de professores de matemática
Investigação baseada em design

Como Citar

GUTIÉRREZ-FALLAS, Luis Fabián; HENRIQUES, Ana. Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661780. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) conceptualiza o conhecimento profissional do professor para uma efetiva integração da tecnologia na educação, que é um desafio frequente no ensino da Matemática. Sendo essencial garantir o seu desenvolvimento na formação inicial de professores de Matemática, este estudo, seguindo uma Investigação Baseada em Design, visa compreender como os princípios de design adotados numa experiência de formação centrada no desenvolvimento do TPACK de futuros professores (FP) de Matemática do 7.º ao 12.º anos de escolaridade contribuem para promover esse conhecimento. Os resultados, com base na análise de resoluções escritas dos FP das tarefas propostas na formação e respostas a entrevista e questionário, mostram que a experiência de formação promoveu competências tecnológicas dos FP, evidenciando a mobilização do TK (Technological Knowledge), TCK (Technological Content Knowledge) e TPK (Technological Pedagogical Knowledge) em articulação com o PCK (Pedagogical Content Knowledge) e, consequentemente, com o TPACK.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661780
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Albuquerque, C., Veloso, C., Rocha, I., Santos, L., Serrazina, L., & Nápoles, S. (2006). A matemática na formação inicial de professores. Lisboa: APM e Secção de Educação e Matemática da SPCE.

Association of Mathematics Teacher Educators (AMTE) (2017). AMTE Standards for Preparing Teachers of Mathematics. Available in: http://www.amte.net/publications.

Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17.

Cobb, P., Confrey, J., diSessa, A., Lehere, R., & Schauble, L. (2003). Design experiments in education research. Educational Researcher, 32(1), 9–13.

Costa, F. (Coord.), Peralta, H., Rodrigues, A., Dias, P., Osório, A. J., Gomes, M. J., Ramos, A., Ramos, J. L., Sebastião, L., Maio, V., & Valente, L. (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação (vol. I). Lisboa: GEPE-Ministério da Educação.

Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina.

Earle, R. S. (2002). The integration of instructional technology into public education: Promises and challenges. ET Magazine, 42(1), 5-13.

Grossman, P. L. (1989). A study in contrast: Sources of pedagogical content knowledge for secondary English. Journal of Teacher Education, 40(5), 24–31.

Gutiérrez-Fallas, L. F. (2019). O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, Portugal.

Gutiérrez-Fallas, L. F., & Henriques, A. (2020). O TPACK de futuros professores de Matemática numa Experiência de Formação. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 23(2), 175-202. https://doi.org/10.12802/relime.20.2322

Koehler, M. J., Mishra, P., Kereluik, K., Shin, T. S., & Graham, C. R. (2014). The technological pedagogical content knowledge framework. In J. Spector, M. Merrill, J. Elen, & M. Bishop (Eds.), Handbook of research on educational communications and technology (pp. 101-111). New York, NY: Springer.

Krumsvik, R. J. (2014). Teacher educators' digital competence. Scandinavian Journal of Educational Research, 58(3), 269-280.

Leung, A. (2017). Exploring techno-pedagogic task design in the mathematics classroom. In A. Leung & A. Baccaglini-Frank (Eds.), Digital technologies in designing mathematics education tasks: Potential and pitfalls (pp. 3–16). Cham: Springer.

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for integrating technology in teachers’ knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054.

National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) (2014). Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston, VA: Author.

Niess, M., & Gillow-Wiles, H. (2017). Expanding teachers’ technological pedagogical reasoning with a systems pedagogical approach. Australasian Journal of Educational Technology, 33(3), 77-95.

Niess, M. L. (2012a). Rethinking pre-service mathematics teachers’ preparation: technological, pedagogical and content knowledge (TPACK). In D. Polly, C. Mims and K. Persichitte (Eds.), Developing technology-rich, teacher education programs: Key issues (pp. 316–336). Hershey, PA: IGI Global.

Niess, M. L. (2012b). Teacher Knowledge for Teaching with Technology: A TPACK lens. In R. Ronau, C. Rakes and M. Niess (Eds.), Educational technology, teacher knowledge, and classroom impact: A research handbook on frameworks and approaches (pp. 1-15). Hershey, PA: IGI Global.

Oliveira, H., Henriques, A., & Gutiérrez-Fallas, L. F. (2018). A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de Matemática. PERSPECTIVA, 36(2), 421-446.

Ponte, J. P., & Chapman, O. (2008). Preservice mathematics teachers’ knowledge and development. In L. English (Ed.), Handbook of international research in mathematics education (2nd ed., pp. 225–263). New York, NY: Routledge.

Ponte, J. P. (2012). Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. Teoría, crítica y práctica de la educación matemática, 41, 83-98.

Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2), 77-98.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4–14.

UNESCO (2008). ICT Competency Standards for Teachers. Policy Framework. Paris: UNESCO.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.