Inserção do conteúdo de lutas na escola

percepções de professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8663964

Palavras-chave:

Lutas, Ensino, Educação física

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção e a inserção do conteúdo lutas pelos professores nas aulas de Educação Física. Método: O estudo se caracteriza como descritivo de abordagem qualitativa. Participaram seis professores de escolas estaduais que já desenvolveram à temática lutas em suas aulas e responderam uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada mediante o processo de análise temática. Resultados: apresentaram três temas: o conceito de lutas e os benefícios para os alunos, os desafios na inserção do conteúdo de lutas na escola, a inserção do conteúdo de lutas na escola. Conclusão: os professores encontraram elementos que caracterizam as lutas, mas ainda existe uma dificuldade em como definir conceitualmente o termo lutas, contudo perceberam inúmeros benefícios na prática de lutas. Entre as principais dificuldades citadas pelos professores estão: a falta de conhecimento, capacitações em lutas, recursos materiais e estruturais, tempo para organização curricular, apoio pedagógico e a presença de preconceitos ligados à temática.

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Biografia do Autor

Tiago Paim, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef).

Alexandre Vinicius Bobato Tozetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef).

Carine Collet, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação Em Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso. Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef).

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef).

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

Paim, T., Tozetto, A. V. B. ., Duek, V. P., Collet, C., Farias, G. O., & Pereira, M. P. V. de C. (2021). Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de educação física. Conexões, 19(00), 021039. https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8663964

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