Banner Portal
Inserção do conteúdo de lutas na escola
PDF

Palavras-chave

Lutas
Ensino
Educação física

Como Citar

PAIM, Tiago; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; DUEK, Viviane Preichardt; COLLET, Carine; FARIAS, Gelcemar Oliveira; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos. Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. 021039, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i00.8663964. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8663964. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção e a inserção do conteúdo lutas pelos professores nas aulas de Educação Física. Método: O estudo se caracteriza como descritivo de abordagem qualitativa. Participaram seis professores de escolas estaduais que já desenvolveram à temática lutas em suas aulas e responderam uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada mediante o processo de análise temática. Resultados: apresentaram três temas: o conceito de lutas e os benefícios para os alunos, os desafios na inserção do conteúdo de lutas na escola, a inserção do conteúdo de lutas na escola. Conclusão: os professores encontraram elementos que caracterizam as lutas, mas ainda existe uma dificuldade em como definir conceitualmente o termo lutas, contudo perceberam inúmeros benefícios na prática de lutas. Entre as principais dificuldades citadas pelos professores estão: a falta de conhecimento, capacitações em lutas, recursos materiais e estruturais, tempo para organização curricular, apoio pedagógico e a presença de preconceitos ligados à temática.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8663964
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC /SEF, 1998.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, London, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 10 out. 2020.

CARTAXO, Carlos Alberto. Jogos de combate: atividades recreativas e psicomotoras: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.

CIRINO, Carolina; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; SCAGLIA, Alcides José. Sistematização dos Conteúdos das Lutas para o Ensino Fundamental: uma proposta de ensino pautada nos jogos. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, ed. Especial, n. 9, p. 221-227, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/314571375_SISTEMATIZACAO_DOS_CONTEUDOS_DAS_LUTAS_PARA_O_ENSINO_FUNDAMENTAL_uma_proposta_de_ensino_pautada_nos_jogos. Acesso em: 10 out. 2020.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p.1-9, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/%20view/2800/2707. Acesso em: 10 out. 2020.

COSTA, Thaís Aragão da; TOIGO, Adriana Marques. Estudo comparativo sobre o aproveitamento do tempo nas aulas de Educação Física escolar em uma escola da rede pública estadual e em um programa de atividade física extraclasse da rede pública municipal da cidade de Canoas, Brasil. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15845. Acesso em: 10 out. 2020.

FERREIRA, Heraldo Simões. As lutas na Educação Física escolar. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 135, p. 36-44, 2006. Disponível em: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/428. Acesso em: 10 out. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Rio de Janeiro: Atlas, 2008.

GOMES, Mariana S. P.; AVELAR ROSA, Bruno. Martial arts and combat sports in physical education and sport sciences degrees: a comparative study of Brazil, France, Portugal, and Spain. The Journal of Alternative Perspectives on the Martial Arts and Sciences, Ontario, v. 12, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/1084. Acesso em: 10 out. 2020.

ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Discutindo a violência nos esportes de luta: a responsabilidade do professor de educação física na busca de novos significados para o uso das lutas como conteúdo pedagógico. Usos do Passado, XII Encontro Regional de História, Rio de Janeiro, p. 1-10, 2006. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Edmundo%20de%20Drummond%20Alves%20Junior.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 198-204, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8076. Acesso em: 10 out. 2020.

MASSON, Gisele. A valorização dos professores e a educação básica nos estados. Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/656. Acesso em: 10 out. 2020.

MEDINA, João Paulo S. A Educação Física cuida do corpo e ”mente”: bases para a renovação e transformação da Educação Física. Campinas: Papirus, 1983.

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3567. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIAS, Gelcemar Oliveira; CIRINO, Carolina; SCAGLIA, Alcides José. O jogo como estratégia pedagógica para o ensino da Educação Física escolar no 5º ano do ensino fundamental I. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n. 1, p. 1-8, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; CIRINO, Carolina; CORREA, Adriano Oliveira; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio da rede dos jogos de lutas. Conexões, Campinas, v. 15, n.3, p. 338-348, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648512. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; CIRINO, Carolina; MILAN, Fabrício João; RESENTE, Rui; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Reflexões sistêmicas do jogo: contribuições para a educação física, Journal of sport pedagogy and research, Maia, v. 4, n. 3, p. 60-64, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330761685_60-64_Reflexoes_Sistemicas_do_Jogo_Contribuicoes_para_a_Educacao_Fisica. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FOLLE, Alcyane; MARINHO, Alexandra; MOTA, Íris Dantas da; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Jogo como estratégia de ensino: tematizando a prática de lutas na escola. Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 28, p. 207-221, 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1030. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; MARINHO, Alexandra; GALATTI, Larissa R.; SCAGLIA, Alcides J.; FARIAS, Gelcemar. O. Lutas na escola: estratégias de ensino de professores de Educação Física, Journal of Physical Education, Maringá, v. 32, p 1-11, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350592455_LUTAS_NA_ESCOLA_ESTRATEGIAS_DE_ENSINO_DE_PROFESSORES_DE_EDUCACAO_FISICA. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos.; FARIAS, Gelcemar O. Professores de Educação Física e o jogo: reflexões no contexto escolar. Corpoconsciência, Cuiabá, vol. 24, n. 2, p. 82-90, 2020a. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9710. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos.; FARIAS, Gelcemar O. Reflexões sobre o jogo na educação infantil. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 1342-1354, 2020b. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/741. Acesso em: 10 out. 2020.

RANGEL, Irene A.; DARIDO, Suraya C. Educação Física no ensino superior - Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Guanabara Koogan, 10/2006.

ROSÁRIO, Luis Fernando Rocha; DARIDO, Suraya C. A sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, 2005. Disponível em: https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/10LRF.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Lutas. In: GONZÁLEZ, Fernando J.; DARIDO, Suraya. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (orgs). Lutas, Capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2017, p. 29-90. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170986/001055495.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 out. 2020.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Ensino das lutas nas aulas de educação física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Journal of Physical Education, Maringá, v. 26. n.4, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26441. Acesso em: 10 out. 2020.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal, Conexões, Campinas, v. 1, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponivel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, Jaqueline; CARDOSO, Allana Alexandre; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos.; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Ensino das lutas na Educação Física escolar: um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 823-842, mai/ago 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/760. Acesso em: 10 out. 2020.

SO, Marcos Roberto; RODRIGUES, Gilson Santos; PRODÓCIMO, Elaine. As lutas na educação física escolar: ensaio sobre as práticas das lutas e o discurso de um conteúdo de lutas. Refise, Limoeiro do Norte, v. 3, n. 1, Edição Especial, p. 69-84, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344073310_AS_LUTAS_NA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR_ENSAIO_SOBRE_AS_PRATICAS_DAS_LUTAS_E_O_DISCURSO_DE_UM_CONTEUDO_DE_LUTAS. Acesso em: 10 out. 2020. 10 out. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.