Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento

Autores

  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Sagrado Coração
  • Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Universidade Estadual Paulista
  • Glória Georges Feres Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v6i1.1004

Palavras-chave:

Information literacy. Competência em informação. Formação permanente.

Resumo

Apresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Sagrado Coração

Professora/Pesquisadora junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Pró-Reitora Acadêmica da Universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP-Brasil).

Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Universidade Estadual Paulista

Professora do Centro de Ciências Humanas; Assessora Acadêmica da Universidade do Sagrado Coração (USC-Bauru- SP-Brasil). Professora da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru-SP-Brasil).

Glória Georges Feres, Universidade Paulista

Professora das Faculdades Integradas de Bauru (FIB-SP-Brasil) Universidade Paulista (UNIP-Bauru-SP-Brasil).

Referências

AGUIAR, M. .A da S. Gestão da educação e a formação do profissional da educação no Brasil. In: FERREIRA, N.S.; AGUIAR, M. A . da S., orgs. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 193-210.

ASSOCIATION FOR COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education: standards, performance, indicators, and outcomes. ACRL Board. January.2000. Disponível em: http://literacyindicatorsala.htm Acesso em: 28 de fev.2003.

AUSUBEL, D.P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton, 1963.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Hinehart & Winston, 1968.

BELLUZZO, R.C.B. Relatório final apresentado ao Programa de Pós-Doutorado em Gestão Escolar, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Araraquara: UNESP, 2003.

BERNHARD, P. La formación em el uso de la información: uma ventaja em la enseñanza superior: situación actual. Anales de Documentación, n.5, p.409-435, 2002.

BOCK, A. M.; FURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo.São Paulo: Saraiva, 1999.

BRUCE, C.S. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, n.6, p.289-294, 2003.

CARVALHO , J.M.; SIMÕES, R.H.S. O processo de formação continuada de professores: uma construção estratégica conceitual expressa nos periódicos In: ANDRÉ, M.E.D. A .de. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p. 23-35, jan./abr.2003.

KOLBERG, L., MAYER, R. Development as the aim of education. Harvard Educational Review, v. 42, n.4, p.449-96, 1972.

MARTINS, J.S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 2.ed. Campinas: Papirus, 2001.

MEDIANO, Z.D. A formação em serviço do professor a partir da pesquisa e da prática pedagógica. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v.21, n.105/106, p.31-36, mar./jun.1992.

NOVAK, J.D. ; GOWIN, B. Aprender a aprender. 2.ed. Lisboa: Plátano, 1999.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: os saberes da docência e a identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jul./dez. 1996.

Downloads

Publicado

2009-10-05

Como Citar

Belluzzo, R. C. B., Kobayashi, M. do C. M., & Feres, G. G. (2009). Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, 6(1), 81–99. https://doi.org/10.20396/etd.v6i1.1004